tireoidectomia

Como se preparar para a tireoidectomia?

A tireoidectomia é o nome dado para a cirurgia responsável por retirar toda a glândula tireoide ou parte dela. Para ser realizada, é preciso que uma série de fatores sejam analisados, sendo que todas as particularidades são discutidas entre o médico e o paciente.

Geralmente, a tireoidectomia costuma apresentar uma ótima evolução, com raras complicações. Porém, alguns aspectos precisam ser detalhados ao paciente, até porque todo tipo de cirurgia apresenta algum tipo de risco e possíveis consequências.

Nos próximos parágrafos abordamos os principais pontos que você deve conhecer antes de passar por esse procedimento. Confira e fique por dentro do assunto!

Cuidados e preparação para a tireoidectomia

Já antes da internação para a cirurgia de tireoide é importante que o paciente tenha consciência de que é preciso manter hábitos saudáveis. A ideia por trás disso, é que o processo de recuperação seja mais eficiente e que, durante a realização do procedimento não haja nenhuma surpresa.

Por isso, o ideal é manter uma alimentação equilibrada e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Além disso, é preciso ter uma atenção especial com a presença de outras doenças, como colesterol alto e diabetes.

Jejum

Geralmente, as cirurgias que exigem uma anestesia geral requerem que o paciente tenha feito um jejum de, no mínimo, oito horas. É preciso conversar com o médico para esclarecer todas as dúvidas sobre esse ponto.

O motivo do jejum é que trata-se de algo relevante em todo o processo, pois, ao realizar a intubação corre-se o risco de passar por um episódio de broncoaspiração, o que, em situações mais complexas pode até provocar uma pneumonia, devido ao vômito ter ido parar nos pulmões.

Medicamentos

Normalmente, quase todos os medicamentos que o paciente faz uso devem ser mantidos até a realização da cirurgia. Mais uma vez, é o médico quem define quais podem ser tomados e quais deverão ser evitados, ou ainda, até quando se deve tomá-los.

O paciente precisa estar atento para informar ao médico todos os medicamentos que utiliza. Vale lembrar que alguns remédios podem provocar reações adversas e efeitos colaterais que podem prejudicar a cirurgia e colocar a vida do paciente em risco.

Complicações da tireoidectomia

Qualquer que seja o procedimento cirúrgico sempre existe algum tipo de risco. No caso da tireoidectomia é essencial conhecê-los para lidar melhor com a situação, caso surjam, assim como para ficar mais tranquilo. Veja alguns:

  • Dificuldade para respirar: a pessoa pode ter certa dificuldade para respirar devido ao acúmulo de sangue que também pode provocar dor;
  • Alterações na voz: na maioria dos casos a rouquidão ou alterações na voz são coisas temporárias, mas em outros pode ser permanente. Um fonoaudiólogo é o profissional mais indicado para ajudar na reabilitação;
  • Hipoparatireoidismo: como a tireoidectomia promove a retirada da glândula, o hormônio PTH deixa de ser produzido. Sendo assim, a pessoa precisará incluir o consumo de diuréticos, cálcio e vitamina D em sua rotina.

A tireoidectomia é uma cirurgia eficiente e segura, garantindo que a pessoa que retirou a glândula consiga voltar a ter uma vida normal sem os incômodos que um problema de tireoide causa. Claro que novos hábitos precisarão ser adotados, mas com o tempo eles são facilmente integrados à rotina.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe