emagrecer

É preciso emagrecer antes da cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é popularmente conhecida pela sua eficácia na redução de peso. O procedimento é indicado quando a dieta e as atividades físicas não causam mais efeito no paciente obeso, que precisa emagrecer por questões de saúde.

Sua indicação é para pacientes com índice de massa corporal (IMC) maior ou igual a 40, ou IMC entre 35 e 40 com pelo menos duas complicações relacionadas à obesidade. Nesse caso, destaca-se doenças como a hipertensão e a diabetes.

No entanto, há algumas particularidades na preparação para a realização do procedimento, que muita gente não sabe: é importante perder peso antes da bariátrica. Continue lendo este artigo e entenda o porquê!

Por que preciso perder peso antes da bariátrica?

O primeiro motivo é que o paciente precisa se adaptar à reeducação alimentar. Ela deverá ser levada para o resto da vida.

Além disso, a redução da gordura visceral diminui os riscos cardiovasculares que envolvem qualquer cirurgia.

Outro fator que garante maior segurança na realização da bariátrica é a redução do tamanho do fígado. Uma dieta prévia pode favorecer a diminuição no tamanho do órgão, reduzindo, assim, a possibilidade de complicações durante o procedimento.

A realização de uma dieta saudável para emagrecer antes da bariátrica também pode evitar uma desnutrição pré-operatória.

De 40 a 50% das pessoas apresentam deficiência de ferro antes de operar. De 30 a 36% apresenta falta de zinco, 30% falta de tiamina e, em média, 40% possuem deficiência de vitamina B12.

O cálcio também, em geral, se apresenta abaixo do limite em 20% dos casos. Isso ocorre porque o obeso não necessariamente come bem. Ele ingere muita caloria, mas são sem valor nutricional.

Dieta pré-bariátrica

Para seguir uma dieta rica em alimentos menos calóricos, é necessário que tenha uma correta distribuição de nutrientes.

Para isso, é importante contar com o auxílio de um nutricionista. Ele poderá orientar corretamente sobre quantas refeições são necessárias, quais as porções certas de cada alimento e o que o paciente precisa comer para perder peso.

Atividade física também pode ajudar

Além da dieta, uma outra opção para a perda de peso antes da bariátrica é a prática esportiva. Associar a dieta à atividade física pode acelerar este processo de emagrecimento.

Uma simples caminhada pode ser bastante para conseguirmos deixar o balanço calórico diário bem diminuído e, com isso, ter uma perda de peso mais rápida.

Caminhar, pedalar e fazer natação são exemplos de exercícios que podem proporcionar alta perda calórica, se associados a uma dieta saudável.

Nos casos de obesos mórbidos, pode haver a necessidade do uso de medicamentos para a eficácia do processo de emagrecimento antes da cirurgia bariátrica.

No entanto, este método deve se limitar a um curto período de tempo. A dieta saudável sempre é o melhor caminho para todos os pacientes que precisam perder peso antes do procedimento de redução de estômago.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe