diabetes

Diabetes: como a cirurgia bariátrica atua no controle da doença?

A cirurgia bariátrica vem sendo apontada como um procedimento auxiliar no controle e melhora de comorbidades associadas à obesidade, como a diabetes e a hipertensão.

Comorbidades são doenças que estão associadas a uma outra patologia. A diabetes tipo 2 é uma comorbidade associada à obesidade. Ou seja, doença que pode surgir quando uma pessoa ganha um grande volume de peso, por exemplo.

A cirurgia bariátrica não representa a cura nem para a obesidade, nem para a diabetes. No entanto, este procedimento de redução de estômago permite que o paciente perca uma grande quantidade de massa corporal, equilibrando, assim, seus os níveis de açúcar no sangue.

Entenda melhor, no post de hoje, como isso acontece!

Como a bariátrica pode controlar a diabetes?

Na maioria dos casos de diabetes tipo 2, a baixa produção de insulina, hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue, é consequência da obesidade. Isso acontece porque o excesso de gordura abdominal cria uma resistência à ação da insulina.

Por isso, quando há a perda de peso, consequentemente há também um reequilíbrio dos níveis desse hormônio, além da redução da glicose na corrente sanguínea.

A perda de peso se dá, pois quando uma pessoa realiza a cirurgia bariátrica, há no estômago uma redução da grelina, hormônio que estimula a fome e a saciedade. Com isso, a fome também diminui e o emagrecimento é mais rápido, contribuindo para o controle da diabetes.

Além disso, o estômago reduzido pela cirurgia não consegue digerir o alimento, que acaba chegando praticamente intacto e mais rápido ao intestino. A chegada mais rápida promove uma liberação de diversos hormônios, entre eles o GLP1. Esse hormônio age sobre o pâncreas, que passa a produzir mais insulina.

Com mais insulina, o corpo consegue colocar mais açúcar para dentro das células. Com isso, o açúcar no sangue diminui. Além disso, quando a pessoa emagrece, diminuem também as substâncias inflamatórias, que bloqueiam a ação da insulina na célula. Assim, a insulina age melhor.

Todo diabético pode fazer bariátrica?

Na verdade, nem todas as pessoas que têm diabetes podem fazer a cirurgia bariátrica. O procedimento só pode ser realizado em pacientes com índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 40. No entanto, quando a pessoa tem diabetes, a cirurgia pode ser realizada em casos de IMC entre 35 e 40.

Antes de se submeter ao procedimento, o paciente precisa passar por uma avaliação multidisciplinar, com um corpo médico formado por endocrinologista, nutricionista, psiquiatra e psicólogo.

É importante ressaltar que, se o paciente não mantiver uma rotina saudável após a bariátrica, ele pode voltar a ganhar peso, prejudicando assim o controle da diabetes.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe