Cirurgia Colorretal por videolaparoscopia

Cirurgia Colorretal por videolaparoscopia: conheça as vantagens

A cirurgia colorretal por videolaparoscopia é um procedimento que vem trazendo mais conforto, segurança e eficiência para o tratamento de patologias intestinais. A utilização deste tipo de técnica permite, entre outros benefícios, uma recuperação mais rápida do paciente.

Com baixa taxa de complicação, a operação videolaparoscópica é conhecida por tratar casos de câncer no intestino grosso com as mesmas vantagens da cirurgia aberta. O adicional é uma recuperação mais tranquila no pós-operatório.

Por isso, no post de hoje, vamos falar sobre como é feita e quais as vantagens deste tipo de procedimento cirúrgico. Não deixe de acompanhar!

Como é feita a cirurgia colorretal por videolaparoscopia?

A videocirurgia é uma técnica em que se opera utilizando uma pequena câmera de alta resolução (endocâmera). Nela, são utilizados instrumentos cirúrgicos de tamanho menor, que entram no abdome por pequenos tubos, chamados trocartes.

A câmera que entra na cavidade abdominal permite que o cirurgião manipule o intestino, observando o interior da cavidade em um monitor de vídeo. Esse equipamento permite que tudo seja visto em tamanho ampliado, facilitando a realização da cirurgia.

Além desse benefício, o procedimento tem ainda outras vantagens. Confira quais são eles, a seguir!

Vantagens da cirurgia colorretal por videolaparoscopia

Incisão menor

O procedimento é considerado minimamente invasivo, já que as incisões para a passagem dos instrumentos são bem pequenas, medindo de 0,5 a 1,4 cm.

Risco reduzido de infecção

A videolaparoscopia reduz a chance de complicações por infecções, pois, como as incisões são pequenas, há menor exposição da região interna a bactérias presentes no centro cirúrgico.

Recuperação rápida

O paciente que realiza o procedimento videolaparoscópico se recupera mais rápido, em comparação com aquele que se submete à cirurgia aberta. Consequentemente, a alta hospitalar também dura menos tempo.

Menos dor

Como a incisão é pequena, quem passa por este tipo de cirurgia também sente menos dor. Isso acontece pois há menos manipulação de tecidos e órgãos.

Cicatrizes menos evidentes

Como a incisão para a entrada dos instrumentos é bem pequena, a cicatriz é bem sutil, após a recuperação total. Mas, esse resultado vai depender do paciente cumprir o pós-operatório de acordo com a orientação do cirurgião.

Retorno mais rápido às atividades

Quem se submete à videolaparoscopia também tem a vantagem de retomar as atividades cotidianas mais rapidamente. Como o procedimento é minimamente invasivo, a cicatrização dos tecidos e da pele é mais fácil.

Sendo assim, o pós-operatório é mais breve, assim como a recuperação total do paciente. Em até 45 dias, é possível que alguns pacientes retomem até mesmo as atividades físicas, que eram realizadas antes da cirurgia colorretal por videolaparoscopia.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe