tireoidectomia

Como é o pós-operatório da tireoidectomia?

A glândula tireoide é responsável pela produção de alguns dos hormônios mais importantes para a manutenção do bom funcionamento do corpo. Por isso, quando há a necessidade de passar por uma tireoidectomia, os pacientes ficam apreensivos e preocupados.

Porém, após a leitura deste post, você vai perceber que não há motivos para ter medo. Por ser uma cirurgia realizada com frequência, as técnicas são cada vez mais aperfeiçoadas e o pós-operatório é mais tranquilo. 

O que é a tireoidectomia?

Trata-se de um procedimento realizado para a remoção parcial ou total da glândula tireoide. Este procedimento costuma trazer grande temor aos pacientes em razão de ser muito delicado e complexo, principalmente em razão das estruturas sensíveis localizadas na região.

Apesar da tireoide ser essencial para o bom funcionamento do organismo, é possível levar uma vida tranquila após a tireoidectomia, necessitando apenas do uso diário de um medicamento à base de hormônio tireoidiano.

Ainda, a retirada desta glândula pode ser feita de diferentes maneiras, variando de acordo com o resultado esperado e/ou com a condição que provocou a indicação cirúrgica.

Quais são as indicações?

Obviamente, a tireoidectomia é indicada em situações que impedem a glândula tireoide de funcionar corretamente e que não responderam bem a outras alternativas de tratamento. Dentre as possibilidades, as principais indicações são:

  • diagnóstico ou suspeita de câncer de tireoide, sendo a alternativa mais eficaz para a cura do paciente;
  • hipertireoidismo, quando o uso de inibidores do hormônio da tireoide não conseguem controlar a doença;
  • bócio volumoso, apenas nos casos em que o paciente sofre com sintomas desagradáveis que afetam a sua qualidade de vida;
  • presença de nódulos, cistos ou outros quadros que provoquem compressão e desconforto na glândula.

Como é a cirurgia?

Na maioria dos casos, a tireoidectomia costuma demorar cerca de duas horas. O procedimento consiste em retirar a glândula tireoide, de forma parcial ou total. Para isso, são realizadas incisões no pescoço (endoscópica) ou um corte extenso para visualização da glândula (aberta).

Ainda, existem duas variações para essa cirurgia: lobectomia e esvaziamento cervical. A primeira é a remoção de apenas uma metade da tireoide, sendo indicada em pacientes de câncer do tipo papilífero ou folicular.

Já o esvaziamento cervical consiste em retirar a glândula tireoide e os linfonodos próximos a ela e presentes na cervical. Este procedimento é realizado quando essas estruturas foram afetadas pelo câncer.

Como é o pós-operatório?

Geralmente, o pós-operatório da cirurgia de tireoide leva cerca de 15 dias. Neste período, o paciente precisa seguir algumas orientações médicas, tais como, evitar esforço físico, uso de analgésicos em caso de dor e manutenção do curativo.

Em alguns casos, mesmo ao seguir essas recomendações, o paciente pode ser acometido pelos seguintes sintomas:

  • tosse e dor de garganta em função de uma inflamação na região, mas que costuma diminuir de intensidade após a primeira semana;
  • rouquidão e cansaço ao falar são situações recorrentes depois da retirada da tireoide;
  • redução no nível de cálcio no sangue em razão da manipulação das glândulas paratireoides, responsáveis por regular essa taxa;
  • presença de hematoma no pescoço.

Ademais, por causa da ausência da glândula tireoide, o paciente precisará fazer a reposição dos hormônios tireoidianos através da ingestão de medicamentos durante toda a vida. 

Quais são os riscos cirúrgicos?

Ainda que raras, as complicações cirúrgicas podem acontecer. Entre os problemas mais comuns estão: hipoparatireoidismo, acúmulo de sangue (hematoma), alterações na voz e paralisia bilateral de prega vocal.

Portanto, você percebeu que, apesar de perigosa, a tireoidectomia é uma cirurgia com alto índice de sucesso. Além disso, não há nenhuma perda na qualidade de vida do paciente após a cirurgia, desde que faça uso dos medicamentos prescritos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe