Bariatrica

Prática de esporte pós-bariátrica

A prática de exercícios físicos é bastante recomendada antes da cirurgia bariátrica, pois proporciona benefícios como melhora da capacidade cardiorrespiratória, redução do risco de complicações cirúrgica, além de facilitar a cicatrização e tornar a recuperação mais tranquila.

Iniciar a mudança no estilo de vida é fundamental antes de se submeter à operação, mas não é só no pré-operatório que a prática de esporte é importante. Se exercitar é necessário, também, pós-bariátrica.

Quer saber qual é a real importância das atividades físicas depois da cirurgia? Leia o artigo e entenda por que a vida sedentária deve ficar definitivamente no passado.

Quais são as vantagens de praticar esportes depois da operação?

São muitas as vantagens trazidas pela prática de exercícios. Entre elas, vale citar a manutenção do peso após alcançar o emagrecimento, preservação da massa magra, fortalecimento da musculatura, diminuição da dor, controle da pressão arterial, redução do risco de problemas cardiovasculares como infarto e AVC, diminuição da taxa de colesterol, glicose e triglicerídios,  melhora do condicionamento físico e mobilidade, maior qualidade de vida, prevenção de complicações cirúrgicas, etc.

Há contraindicações?

As atividades físicas são indicadas para todas as pessoas que se submetem à bariátrica, o que varia é a modalidade, frequência e intensidade, pois o peso, condicionamento físico, limitações e eventuais comorbidades devem ser consideradas. É por isso que a prática esportiva deve ser orientada pelo médico e, preferencialmente, supervisionada por preparadores físicos.

Vale destacar que lombalgias, osteoartrite, doenças cardiovasculares e outras doenças não são contraindicações para os exercícios, porém, essas condições clínicas restringem a prática de algumas modalidades.

Como a prática esportiva deve ser introduzida após a bariátrica

É necessário respeitar o período inicial de repouso, sem grandes esforços físicos. No primeiro mês depois da cirurgia, apenas as caminhadas estão liberadas, a fim de evitar complicações como trombose.

O programa de exercícios deve ser iniciado, após a liberação médica, de maneira gradual, sempre respeitando as individualidades de cada um. Vale lembrar que até mesmo uma pequena quantidade de exercício de baixa intensidade já pode trazer inúmeros benefícios para quem se submeteu à bariátrica.

No começo, a prática pode ser levemente incômoda, mas a tendência é que o corpo se adapte naturalmente e rapidamente. Se a pessoa não conseguir caminhar por meia hora sem interrupções, por exemplo, ela pode  fazer 3 caminhadas curtas de 30 minutos até que se sinta mais preparada e confortável.

Quais são as modalidades mais indicadas?

O ideal é priorizar a prática de atividades capazes de melhorar a resistência física, condições cardiorrespiratórias, funções neuromotoras e flexibilidade. Além disso, a modalidade deve trazer conforto e bem-estar para quem pratica, isso ajuda a manter uma constância nos treinos.

Algumas boas opções são a hidroginástica, musculação, natação, caminhadas, treinamento funcional, dança, ciclismo, etc. Independentemente da modalidade, é importante fazer alongamentos para melhorar a mobilidade e reduzir a dor.

Quer saber mais  sobre cirurgia bariátrica? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe