Cólon

Quais são as doenças que acometem o cólon?

Você sabe o que é cólon? O cólon é a parte central do intestino grosso. Ele é composto por diversas camadas de tecido e participa ativamente do processo de digestão dos alimentos. Vale acrescentar que o cólon está dividido em cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente e cólon sigmóide.

O ascendente está localizado depois do intestino delgado, do lado direito inferior do abdômen.  O transverso segue do fígado em direção ao baço, atravessando o abdome do lado direito para o esquerdo. O descendente, como o nome indica, desce pelo lado esquerdo, levando o bolo alimentar para baixo, enquanto o sigmóide é móvel e liga-se ao reto.

Assim como qualquer outra parte do corpo, o cólon pode adoecer. Pensando nisso, preparei um texto listando as doenças mais comuns de cólon e as principais características de cada uma delas.

Síndrome do cólon irritável

A síndrome do cólon irritável é um distúrbio de motilidade que pode causar sintomas como desconforto abdominal, diarreia, cólica, prisão de ventre e aumento dos movimentos intestinais. O diagnóstico é baseado em exame clínico com análise sintomática, além de realização de colonoscopia para visualização direta do intestino.

A incidência dessa síndrome na atualidade é bastante alta e gira em torno de 15% em adultos. A prevalência é até 3 vezes maior em mulheres, mas não se sabe o motivo específico para que isso aconteça.

Colite ulcerativa

A colite ulcerativa é uma doença intestinal crônica, de origem inflamatória. Ela provoca inflamação no trato digestivo e geralmente ocorre somente na mucosa interna do cólon e do reto.

A intensidade pode variar de leve a grave, mas mesmo os casos mais leves devem ser acompanhados com atenção, pois a doença é um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de cólon.

Os sintomas da colite ulcerativa incluem sangramento, diarreia sanguinolenta, dor no reto e cólicas abdominais. O tratamento normalmente é fármaco e cirúrgico. É preciso passar pelo médico de confiança e fazer uma avaliação detalhada para definir a melhor abordagem terapêutica.

Câncer de cólon

O câncer de cólon abrange os tumores na porção média do intestino grosso. Essa doença pode atingir homens e mulheres, especialmente a partir dos 50 anos de idade. O desenvolvimento é lento e, para que as chances de cura sejam maiores, é importante que o tumor seja descoberto em estágio inicial.

Os principais fatores de risco são a má alimentação, constipação intestinal, presença de pólipos nas paredes colorretais, histórico familiar, doenças hereditárias e enfermidades inflamatórias, como doença de Crohn e colite ulcerativa.

Alguns sinais de alerta que merecem atenção são os seguintes: mudança nos hábitos intestinais, diarreia ou prisão de ventre recorrentemente, sangue nas fezes, gases, afinamento das fezes, evacuações dolorosas, desconforto gástrico, perda de peso e cansaço.

 
Quer saber mais sobre as doenças de cólon? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe