Zero waste shopping and sustainable lifestyle concept,

11 alimentos que beneficiam a sua imunidade

Quando falamos de imunidade, estamos falando da capacidade do organismo de se defender contra microorganismos causadores de doenças. Para mantê-la alta, recomenda-se a ingestão de alimentos ricos em vitaminas e minerais.

Você sabe quais alimentos contém os nutrientes necessários para o fortalecimento do seu sistema imunológico? Caso não, recomendamos a leitura deste post. Nele, listamos aqueles mais indicados para esse fim.

1. Vegetais de folhas escuras

Os vegetais verdes escuros são excelentes fontes de ácido fólico, um nutriente importante para a formação dos glóbulos responsáveis pela defesa do organismo. Alguns exemplos desses vegetais são: brócolis, couve e espinafre.

2. Frutas cítricas

A vitamina C também desempenha importante papel no fortalecimento da imunidade. Neste sentido, a laranja, kiwi, tomate e acerola são ricos neste antioxidante que aumenta a resistência do organismo.

3. Gengibre

O gengibre tem ação estimulante e ativa a resposta imune do organismo. Além disso, é um potencial anti-inflamatório e tem propriedades analgésicas. Para fortalecer a imunidade, pode ser consumido como chá ou adicionado em sucos e outras receitas.

4. Batata-doce

A batata-doce é fonte das vitaminas A e C, além de outros compostos antioxidantes. Assim, atua no desenvolvimento e fortalecimento do sistema imunológico. Outrossim, a vitamina A é indicada no tratamento de diversas doenças infecciosas.

5. Espirulina

Pouco conhecida no Brasil, a espirulina é um tipo de alga presente nos principais suplementos nutricionais, pois tem propriedade imunoestimulante e antioxidante que aumentam a produção de células do sistema imune.

6. Alho

Além de ser utilizado para fortalecer a imunidade, o alho possui atividade antimicrobiana, impedindo o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos. Isso porque conta com um composto sulfurado chamado de alicina.

Ademais, o alho contribui para a eliminação de toxinas e bactérias patogênicas que prejudicam o funcionamento do intestino e que inibem a resposta inflamatória do organismo. Assim, é um alimento indicado para regular e ativar a resposta do sistema imune.

7. Cúrcuma

Na composição da cúrcuma está a curcumina, um composto que atua como antioxidante e protege as células do organismo do dano causado pelos radicais livres. Ademais, é um potencial estimulante da produção de células T, responsáveis pela imunidade celular.

8. Amêndoas

Assim como outras oleaginosas, a amêndoa é rica em vitamina E, nutriente que funciona como antioxidante e também atua na regulação e estimulação da produção de células do sistema imune, tais como, macrófagos, células T e dendríticas.

9. Tomate

Os tomates são ricos em licopeno, substância importante no combate de doenças cardiovasculares e que contribui para a remoção de radicais livres do organismo. Com isso, a imunidade é fortalecida e o envelhecimento celular é retardado.

10. Iogurte

Os iogurtes ajudam a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal chamadas de probióticos. Esses microrganismos combatem as bactérias ruins do organismo, eliminando-as e fortalecendo o sistema imune. Por isso, o seu consumo regular é recomendado.

11. Óleo de coco

Além de outras propriedades benéficas para o organismo, o óleo de coco contém ácido láurico e cárpico em sua composição. Essas substâncias modulam o sistema imunológico e também contribuem para a eliminação das bactérias ruins.

Portanto, se você não sabia como a alimentação influencia na sua imunidade, a leitura deste post trouxe as informações necessárias para você mudar o seu cardápio e inserir alimentos que fortalecem as defesas do organismo.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp