obesidade

3 hábitos que você deve mudar para combater a obesidade

A obesidade é uma das doenças crônicas contemporâneas que mais preocupam os profissionais de saúde pelo mundo. Isso porque ela se torna fator de risco para outras inúmeras doenças, que atingem o corpo e a mente das pessoas.

De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, 55,7% da população adulta brasileira está com sobrepeso, sendo que quase 20% está obesa. O mesmo estudo alerta para a relação entre este problema e outras doenças, como diabetes e hipertensão.

Hábitos contra a obesidade

Vencer esta condição não é fácil. Exige mudanças no estilo de vida, acompanhamento médico e apoio emocional. Para te ajudar, elenquei três hábitos que devem ser mudados em sua vida para combater a obesidade. Acompanhe!

Adote uma alimentação saudável

Na correria do dia a dia, não prestamos muita atenção nas refeições que realizamos e acabamos comendo muitos alimentos industrializados. Além de refeições fora de hora.

Adotar uma alimentação equilibrada e saudável é um importante passo no caminho contra este problema.

Para isso, opte alimentos in natura ou pouco processados, ou seja, troque aquele salgadinho por castanhas e frutas; reduza o consumo de sal, açúcar e gorduras, estes produtos favorecem o ganho de peso, que podem aparecer associados a outras doenças, como diabetes. 

Pratique exercícios físicos

Sim, todos nós sabemos que para muita gente não é fácil bater cartão todo dia na academia de ginástica. Mas existem outras formas de começar e manter a prática de uma atividade física.

O segredo é encontrar algo que te agrade. Pode ser uma caminhada no final de tarde em seu bairro ou ainda de bicicleta no parque da cidade. Tente fazer coisas novas, como uma aula de ioga ou de artes marciais.

Se tiver como praticar algo com amigos, pode ser ainda melhor. O importante é manter a regularidade.

A caminhada, por exemplo, deve ser feita pelo quatro vezes na semana, com duração mínima de 30 minutos. Para pegar gosto, tem que começar. Mas atenção: saiba que seu corpo tem limites. A recomendação ainda é fazer qualquer atividade sob supervisão profissional.

Busque ajuda profissional

Todo mundo tem dificuldades na vida e a sua pode ser o controle de seu peso. Portanto, não tenha medo ou vergonha de buscar ajuda profissional.

Quanto mais cedo você entender e buscar soluções para o seu problema, melhor. Existem diferentes pessoas que podem te ajudar nessa caminhada, como um nutricionista, que vai te ajudar a montar uma dieta personalizada, considerando o seu dia a dia. A prática de atividades físicas pode ser orientada por um profissional de educação física.

Em alguns casos, a recomendação é procurar ainda um médico especializado. Existem vários tratamentos para obesidade, como medicamentos e cirurgias. Em todo esse processo, o acompanhamento psicológico é também um grande aliado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe