Os problemas no reto atinge muitas pessoas no Brasil e no mundo. Eles geralmente estão associados a diversas doenças, como veremos mais adiante.
Apesar de grande parte destes quadros clínicos ser relativamente fácil de resolver com tratamentos médicos, existem uma barreira muito grande: os tabus.
A pessoa, por questões de medo, vergonha e, principalmente, desconhecimento, acaba não buscando ajuda médica especializada ou optando por um tratamento caseiro, indicado por familiares e amigos mais próximos. Existem ainda os casos de pessoas que entram no caminho da automedicação, o que pode complicar ainda mais o quadro.
Buscar ajuda profissional quando identificar sinais anormais é fundamental para evitar complicações maiores no futuro. Quer conhecer estes sinais? Neste artigo, te ajudamos a identificá-los e te ajudamos também a entender de uma vez quais atitudes tomar e o que esperar no consultório médico. Acompanhe.
Sintomas quem podem indicar problemas no reto
Geralmente quando estamos com alguma doença ou problema de saúde, nosso corpo apresenta alguns sinais. Ficar atento a eles é o primeiro passo antes de tomar qualquer atitude, lógica que se aplica, claro, as situações envolvendo a região retal. Conheça quatro importantes sinas que devem ser observados nesses casos.
Sangramentos
Quando as fezes aparecem com algum sinal de sangue, é fundamental procurar orientação médica. Nesta situação, serão solicitados alguns exames para tentar identificar o que está causando o sangramento, que pode ser desde uma hemorroida até um tumor na região.
Dor ao evacuar, sentar ou agachar
Algumas pessoas apresentam dores quando estão fazendo atividades comuns do dia a dia, seja no banheiro na hora das necessidades fisiológicas ou até mesmo em uma academia de ginástica.
A dor pode ser apenas no momento da atividade ou continuar após a finalização. Existem situações em que o incomodo é registrado apenas em alguns períodos. De qualquer forma, é preciso buscar ajuda para investigar o problema.
Coceiras
Essa situação incomoda pode gerar até mesmo constrangimentos sociais. Além disso, a coceira constante na região anorretal pode indicar a presença de bactérias e quanto mais coçar, pior fica o quadro.
Caroços e inchaços
Geralmente causados por hemorroidas, caroços e inchaços atrapalham a pessoa a sentar e até mesmo evacuar e podem ser doloridos. É um sinal importante que indica algum tipo de problema no reto.
Busca de ajuda médica
Vencer qualquer tipo de barreira e buscar ajuda médica especializada quando apresentar algum dos sintomas acima é muito importante, já que estes são alguns sintomas que podem indicar doenças anorretais variáveis, como hemorroidas, câncer, abcesso, fissura anal, fistula anal, entre outas.
No consultório, o médico irá indicar as melhores maneiras de investigar os problemas no reto. Esta investigação passa por exames clínicos e laboratoriais.
Depois, com as análises feitas, é possível iniciar o tratamento ideal para cada paciente. Quanto antes a intervenção médica, melhores poderão ser os resultados.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!