cirurgia bariátrica

6 alimentos para ser evitados após a cirurgia bariátrica

Após a realização da cirurgia bariátrica, o paciente precisa mudar o seu estilo de vida, principalmente no que diz respeito à forma como se alimenta. Além de inserir novos nutrientes ao cardápio, também deve eliminar alguns alimentos da sua dieta.

Você sabe quais são esses itens que precisam ser evitados? Caso não, continue a leitura deste post e descubra.

Alimentos para ser evitados após a Cirurgia Bariátrica

A seguir, listei os alimentos que precisam ser retirados da alimentação de quem passou pela cirurgia bariátrica.

1) Condimentos químicos e pimentas

Os diferentes tipos de temperos prontos disponíveis nas prateleiras dos supermercados trazem agilidade no preparo das refeições. No entanto, são compostos por inúmeros produtos químicos e por poucos ingredientes naturais.

Dessa forma, o ideal é que sejam eliminados do cardápio após a cirurgia bariátrica ou, pelo menos, que tenham o seu uso suspenso no período de readequação da alimentação. O mesmo deve ser feito com as pimentas, pois podem prejudicar a recuperação pós-cirúrgica.

2) Bebidas industrializadas

Embora estejam presentes nas mesas dos brasileiros, as bebidas industrializadas são nocivas à saúde, especialmente os refrigerantes e sucos em pó. No caso dos recém-operados, os prejuízos são ainda maiores.

Por isso, evite o consumo dessas bebidas, até mesmo de água gaseificada, no período do pós-operatório. Apesar da necessidade de ingestão acentuada de líquidos, estes tipos específicos podem ser fortes demais para o estômago.

3) Bebidas alcoólicas

Assim como as bebidas industrializadas, as bebidas alcoólicas agridem o estômago e podem prejudicar a recuperação pós cirurgia bariátrica. Por isso, seu consumo deve ser evitado durante o período de readaptação alimentar.

Ademais, o álcool contém muitas calorias e, por isso, pode dificultar o processo de emagrecimento. Outrossim, com as alterações produzidas no estômago e no intestino, a absorção de alimentos é mais rápida, o que facilita a embriaguez.

4) Açúcar e carboidratos

Os açúcares e os carboidratos são os dois principais causadores da síndrome de dumping. Essa complicação é recorrente da cirurgia bariátrica, que faz com que o conteúdo gástrico seja transportado do estômago para o intestino de forma acelerada.

Então, para evitar o desconforto dessa condição e também para facilitar a redução de peso, controle o consumo de alimentos ricos em açúcar ou carboidrato e descarte as bebidas e alimentos industrializados.

5) Café

Embora seja uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros, o café também deve ser evitado no pós-operatório. Isso porque o seu pó é muito concentrado e pode não ser bem recebido pelo organismo.

Na maioria dos casos, os nutricionistas costumam orientar os pacientes para que retomem a ingestão do café a partir do terceiro ou quarto mês da realização da cirurgia bariátrica.

6) Frituras

Assim como outros alimentos gordurosos, as frituras também são mais agressivas ao organismo de quem realizou a redução de estômago. Isso porque exigem um esforço maior para serem digeridas.

Enfim, o período de recuperação da cirurgia bariátrica é longo e envolve a adoção de diversas medidas, o que exige disciplina e comprometimento do paciente. Então, para ter um pós-operatório tranquilo, siga as orientações médicas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp