emagrecer de forma saudável

6 dicas para emagrecer de forma saudável

Além da questão estética, o excesso de peso corporal pode representar um grave problema de saúde. Por isso, é de extrema importância aderir a um estilo de vida saudável. Assim, você conseguirá emagrecer sem fazer grandes sacrifícios.

Contudo, não estamos falando de fórmulas milagrosas para a perda de peso, mas sim de hábitos que terão impacto positivo a médio e longo prazo. Quer saber mais sobre eles? Então, continue a leitura.

Como emagrecer de forma saudável?

Neste post, separei algumas dicas de como perder peso de maneira saudável. Confira!

1. Prática de atividades físicas

Um erro muito comum é pensar que basta apenas reduzir a ingestão de calorias para emagrecer. Embora seja possível alcançar pequenos resultados, o mais provável é que, em algum momento, a perda de peso seja interrompida.

Dessa forma, a prática de exercícios físicos é parte essencial de uma boa estratégia de emagrecimento. Com isso, você aumenta o gasto calórico, acelerando a queima de gordura, que se mantém mesmo horas após as atividades.

Então, procure uma modalidade que promova a redução de peso, mas que também seja prazerosa. Entre as atividades que mais contribuem para esse objetivo estão: esportes coletivos, natação, corrida, ciclismo e musculação.

2. Evite o consumo de refrigerantes

Os refrigerantes fazem parte da alimentação de boa parte da população mundial. Por isso, são considerados um dos principais responsáveis pelo contínuo crescimento no número de pacientes com obesidade.

Ainda, para que você tenha uma ideia, uma única lata de refrigerante chega a ter 35 gramas de açúcar. Isso significa uma média de 8 a 10 colheres de chá. Apesar de também não serem uma alternativa saudável, os refrigerantes dietéticos são menos calóricos.

3. Evite o consumo de produtos industrializados

Os produtos industrializados passam por diversos processos químicos que reduzem o seu valor nutricional e aumentam a oferta de calorias. Geralmente, as marcas de sucos em caixa ou garrafa se apresentam como soluções naturais e saudáveis.

Entretanto, boa parte desses produtos recebem o acréscimo de açúcares para se tornarem mais saborosos. Assim, mesmo que seja produzido a partir da fruta, o suco contém um alto valor calórico, contribuindo para o excesso de peso.

4. Fracione as refeições

Uma boa dica para emagrecer de maneira saudável é reduzir a quantidade de alimentos ingeridos por dia. Neste sentido, você pode aumentar o número de refeições diárias. Assim, você controla a sensação de fome e fraciona os alimentos em diversos momentos.

Com isso, você equilibra a quantidade de açúcar presente na corrente sanguínea e, consequentemente, mantém o nível adequado de insulina (hormônio que metaboliza o açúcar). O excesso dessa substância provoca um aumento no depósito de gordura corporal.

5. Aumente o consumo de alimentos sacietógeno

O consumo de alimentos de baixa densidade calórica contribui para o emagrecimento saudável. Isso porque são ricos em antioxidantes e em sacietógenos. Ou seja, moléculas que aumentam a sensação de saciedade.

Neste sentido, uma boa dica é substituir a ingestão de sucos pelo consumo da fruta in natura. Isso porque, enquanto os sucos possuem poucas fibras e ficam pouco tempo no estômago, as frutas são de digestão lenta, mantendo a sensação de saciedade.

6. Durma bem

Ter boas noites de sono é essencial para quem deseja emagrecer. Enquanto dormimos nosso organismo se regenera e também é quando ocorre a produção de hormônios importantes para o corpo.

Da mesma forma, queimamos mais calorias durante o sono do que apenas por permanecer deitado. Assim, ao dormir por, pelo menos, sete ou oito horas por dia, você contribui para o melhor funcionamento do organismo e também reduz o risco de engordar.

Então, com a leitura deste post, você conheceu algumas das medidas mais eficazes para diminuir o peso corporal. Portanto, se deseja emagrecer de maneira saudável, introduza esses hábitos na sua rotina.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp