emagrecer

6 formas de emagrecer sem cirurgia bariátrica

A busca por alternativas para emagrecer leva muitas pessoas a procurar a cirurgia bariátrica. Contudo, esse procedimento é restrito a pacientes obesos que já tenham tentado perder peso e não obtiveram sucesso.

Ademais, independente da sua situação, existem diversas alternativas não cirúrgicas para emagrecer de maneira saudável. Neste post, separamos aquelas que são mais indicadas e que trazem resultados satisfatórios.

1. Hidrate-se

A ingestão diária de quantidades adequadas de água ajuda a desintoxicar o organismo, aumenta a produção de urina, diminui a fome e a retenção de líquidos. Assim, é uma forma interessante de perder peso. 

Contudo, não deve ser uma prática isolada. A hidratação contribui para o emagrecimento quando associada à prática de atividades físicas e a mudanças na alimentação. Embora varie de pessoa para pessoa, o consumo recomendado de água é de 1,5 a 3 litros por dia.

2. Consuma gorduras boas

Quando se fala em ingestão de gorduras, automaticamente associamos a uma alimentação desequilibrada e longe de ser saudável. Porém, nem toda gordura é igual e prejudicial ao organismo. 

Pelo contrário, algumas são tão benéficas que devem ser inseridas no seu cardápio. Esse é o caso, por exemplo, do abacate, salmão, da chia e das nozes. Assim, você mantém a ingestão calórica sem causar grande impacto no seu peso corporal.

3. Mantenha a ingestão de fibras

A ausência de fibras nas refeições é uma das principais causas do crescimento no número de indivíduos obesos no mundo. Para controlar o peso e manter o aporte nutricional, consuma, pelo menos, 30 gramas de fibras por dia.

Entretanto, segundo pesquisas da Associação Americana de Cardiologia (American Heart Association), a ingestão média de fibras pela população é inferior a metade dessa quantidade. Então, insira as principais fontes desse nutriente na sua alimentação, tais como, lentilha, frutas e alimentos integrais.

4. Diminua a ingestão de açúcar e sal para emagrecer

O sal utilizado para o preparo de alimentos é rico em sódio, mineral responsável pela retenção de líquidos. Da mesma maneira, o açúcar em excesso é metabolizado no organismo e se transforma em acúmulo de gordura abdominal.

Por isso, se você deseja emagrecer de forma natural, sem cirurgia bariátrica ou quaisquer intervenções cirúrgicas, retire esses itens da sua dieta. Porém, essa restrição deve ser ampliada aos pães, massas e bolos, pois contêm grande concentração de sal e açúcar.

5. Faça acompanhamento nutricional

A ausência de orientação médica é uma das principais causas do ganho excessivo de peso. Isso porque, ao tentar emagrecer, muitas pessoas buscam soluções milagrosas e dietas excessivamente restritivas.

Em consequência disso, você deixa de ingerir os nutrientes necessários e, ao fim da dieta, tende a consumir uma quantidade maior de alimentos do que antes, engordando novamente. Apenas com o auxílio de um profissional, você conseguirá emagrecer de forma saudável.

6. Exercite-se para emagrecer

Todas as formas de perder peso mencionadas anteriormente dependem da prática de exercícios físicos para produzirem resultados satisfatórios. Isso porque o emagrecimento saudável está diretamente relacionado com uma queima calórica maior que o consumo.

Assim, procure atividades físicas que sejam prazerosas para você, mas que promovam a queima de gordura. A recomendação padrão é de, pelo menos, 150 minutos de exercícios moderados por semana.

Com isso, ao seguir essas dicas, você conseguirá alcançar uma boa perda de peso, eliminando a necessidade da cirurgia bariátrica. Portanto, não perca tempo e comece a introduzir esses novos hábitos na sua rotina.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp