intestino

6 mitos e verdades sobre o intestino

O intestino é um órgão essencial para o funcionamento adequado e harmônico do organismo humano. Entre suas responsabilidades está a de digerir todos os alimentos que comemos. Porém, atua de forma tão presente no corpo que não fazemos ideia da sua capacidade.

Por isso, preparamos este post para listar alguns dos mitos e verdades sobre o funcionamento desse importante órgão. Ficou interessado? Então, continue a leitura.

1) Boa parte da serotonina é produzida no intestino.

Verdade. A serotonina é conhecida como o hormônio do bem-estar e da sensação de prazer, atuando também na regulação do sono, temperatura corporal e apetite. Cerca de 90% da sua produção ocorre no intestino.

Por isso, é comum que ao passar por situações estressantes ou portar algum transtorno emocional, como a depressão, o indivíduo apresente sintomas relacionados ao mau funcionamento do órgão, tais como, prisão de ventre e constipação.

2) O intestino depende do cérebro para funcionar.

Por mais surpreendente que pareça, essa afirmação é um mito. Diferente de outros órgãos do corpo, o intestino possui seus próprios neurônios e conta com mais células nervosas do que a coluna vertebral.

Dessa forma, ele não precisa do cérebro para funcionar. Ao dispor de um sistema nervoso próprio, o órgão consegue ser independente do Sistema Nervoso Central.

3) Intestino saudável, ossos saudáveis.

Verdade. Um intestino saudável influencia diretamente na saúde óssea, ajudando a evitar a osteopenia, redução no nível de cálcio e de massa óssea, e osteoporose, doença degenerativa que aumenta o risco de fraturas.

Ainda, a explicação para essa relação está na capacidade que o órgão tem de absorver nutrientes importantes para os ossos, como o cálcio. Por isso, uma alimentação saudável mantém o intestino funcionando corretamente e, consequentemente, os ossos.

4) Os alimentos que ingerimos levam mais de 5 horas para percorrer todo o intestino.

Mito. Na verdade, depois que passam pelo estômago, os alimentos levam cerca de três horas para percorrer todo o intestino. Quando estão no delgado, os nutrientes dos alimentos são absorvidos. Já no grosso, é extraído o máximo possível da água que foi utilizada na digestão.

5) O intestino tem uma relação direta com o sistema imunológico.

Verdade. Nosso sistema imunológico é responsável por defender o organismo contra agentes externos, evitando uma série de doenças. A mucosa intestinal concentra um grande número dessas células de defesa, tendo participação efetiva no combate aos microorganismos.

6) Metade das nossas fezes são formadas por bactérias

Verdade. Aproximadamente metade de tudo o que compõe as fezes são bactérias que habitam no intestino, sendo a maior parte delas boas para o organismo. Por isso, o transplante de fezes é uma excelente forma de tratamento para pacientes com microbioma intestinal debilitado.

Portanto, após a leitura deste post, você conheceu os principais mitos e verdades relacionados ao intestino e ao seu funcionamento. Dessa forma, ao receber informações duvidosas, você saberá o que é fato e o que é boato.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp