fígado

7 alimentos que prejudicam a saúde do fígado

7 Alimentos Que Prejudicam A Saúde Do Fígado

O fígado é considerado um dos órgãos mais importantes do corpo humano, pois desempenha inúmeras funções essenciais para o organismo. Porém, a ingestão excessiva de calorias, gorduras e açúcares podem prejudicar seriamente a saúde do órgão.

Por isso, é importante saber quais alimentos precisam ser retirados da sua dieta a fim de beneficiar o seu funcionamento. Quer saber quais são eles? Então, não deixe de ler este post.

1. Fast food

As refeições preparadas em restaurantes de fast food são compostas por alimentos e ingredientes próprios para o preparo imediato e para aumentar a sua durabilidade, como, por exemplo, as gorduras trans.

Ainda, ao alimentar-se continuamente com esse tipo de refeição, há um risco maior de desenvolver doenças hepáticas. Isso porque essas gorduras se acumulam e sobrecarregam o órgão.

2. Açúcar e sal

A ingestão excessiva de sobremesas e de outros alimentos açucarados traz grande prejuízo para a saúde do fígado. Isso porque o órgão converte os carboidratos ingeridos em gordura e a armazena.

Com isso, há um risco elevado de desenvolver uma doença hepática, como o fígado gorduroso. Ademais, o órgão também pode ter o seu funcionamento afetado em função da quantidade de carboidratos a serem metabolizados.

Da mesma forma, e por mais estranho que pareça, o sal também aumenta as chances de desenvolver a mesma patologia. Assim, procure sempre olhar a quantidade de sódio presente nos alimentos industrializados.

3. Álcool

O álcool é uma das substâncias mais prejudiciais ao fígado. Primeiro, porque atua como uma toxina, danificando o tecido hepático e contribuindo para o acúmulo de gordura no órgão. Segundo, o álcool prejudica a absorção adequada de nutrientes.

Então, para evitar que o consumo de bebidas alcoólicas afete o funcionamento do órgão, faça o consumo com moderação, evitando a sua ingestão excessiva. Com isso, você afasta o risco de patologias graves, como a hepatite ou a cirrose.

4. Carne vermelha

Os alimentos ricos em proteínas, como a carne vermelha, são de difícil processamento e de lenta digestão. Com isso, pode ocorrer uma sobrecarga no funcionamento do fígado e também do cérebro.

Além disso, a carne vermelha apresenta um alto teor de gordura. Quando consumida em excesso, ela se acumula no órgão, afetando sua saúde. Assim, substitua-a por carnes mais magras, como o frango.

5. Refrigerantes

As bebidas ricas em frutose ou em xarope de milho, como refrigerantes e energéticos, são prejudiciais para a saúde do fígado. Isso porque possuem um alto teor de carboidratos e o excesso de frutose pode aumentar o risco de infecções que acometem o órgão.

6. Alimentos enlatados

O problema dos alimentos enlatados é o excesso de sódio, conservantes, corantes e aromas artificiais que possuem. Com a ingestão desses alimentos, há uma maior retenção de fluidos, o que prejudica o fígado.

7. Frutos-do-mar

O consumo de alguns frutos-do-mar, como ostras e mariscos, aumenta o risco de hepatite A. Isso porque esses alimentos costumam ficar expostos à água contaminada com o vírus causador da doença.

Ainda, a hepatite, quando não tratada corretamente, pode se agravar e trazer diversos prejuízos para a saúde, impossibilitando que o fígado exerça suas funções.

Assim, como você pode perceber, os alimentos que ingerimos podem ser altamente prejudiciais ao fígado. Então, com a leitura deste post, você já sabe quais itens precisam ser retirados imediatamente da sua dieta.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp