Má digestão, azia, dores abdominais e sensação de estufamento. O que todos esses sintomas têm em comum? Todos podem ser provocados ou agravados por uma dieta baseada em alimentos prejudiciais à saúde do estômago.
Você sabe quais alimentos precisam ser retirados da sua alimentação? Então, não deixe de ler este post. A seguir, listamos os itens que mais impactam negativamente no seu organismo.
1) Frituras
Os alimentos gordurosos exigem um tempo maior para serem metabolizados, retardando o esvaziamento do estômago. Em consequência disso, comprometem o funcionamento do processo digestivo.
Além disso, ingerir frituras e outras gorduras em excesso irá sobrecarregar o órgão, causando aquela famosa sensação de queimação chamada de “azia” e o refluxo ácido.
2) Frutas cítricas
Em função da sua acidez, as frutas cítricas podem desencadear dores abdominais em quem sofre de gastrite ou úlcera. Então, evite consumir manga, laranja, tangerina e abacaxi em excesso.
Ainda, quem possui esses problemas estomacais devem substituir as frutas cítricas por frutas alcalinas, tais como, banana, melão e uva-passa. O limão é um importante aliado na digestão de alimentos pesados.
3) Leite e derivados
A intolerância à lactose é mais presente na população do que imaginamos, atingindo cerca de 75% das pessoas. Porém, como não buscam o diagnóstico, poucos sabem que portam o problema.
Assim, pessoas com essa intolerância alimentar precisam trocar o leite e produtos derivados por bebidas vegetais de fácil digestão, tais como, quinoa, aveia, soja ou leite de arroz.
4) Pimenta
Além da azia, dor e queimação que provoca, a pimenta reduz a pressão do músculo localizado na parte inferior do esôfago, fazendo com que o ácido estomacal retorne e cause o refluxo gastroesofágico.
5) Café
Embora seja um item considerado essencial para muitas pessoas, o café estimula a acidez do estômago. Ademais, o consumo de café em excesso dificulta a passagem dos alimentos do esôfago para o estômago e facilita o retorno da comida para a garganta.
6) Refrigerantes
O consumo de refrigerantes durante as refeições modifica o pH e compromete a atividade enzimática. Em função disso, há uma redução na capacidade de absorção de vitaminas e minerais, contribuindo para a má digestão de proteínas.
7) Álcool
Além de azia e refluxo, a ingestão de álcool pode inflamar o revestimento do estômago, danificando algumas enzimas e impossibilitando que os nutrientes sejam absorvidos. O consumo em excesso pode causar diarreia e cólica.
8) Frutas vermelhas
Para quem sofre com processos inflamatórios no intestino ou no estômago, o consumo de frutas vermelhas pode agravar essa irritação. Ainda não há uma comprovação científica, mas acredita-se que a reação seja provocada pelas sementes dessas frutas.
9) Chicletes (goma de mascar)
Embora ajude a reduzir a ansiedade, a mastigação de chicletes faz com que o estômago se prepare para receber o alimento, produzindo uma certa quantidade de ácido para a digestão. Porém, como não há um alimento sendo ingerido, o ácido afeta a mucosa do estômago, ferindo o órgão.
Portanto, com a leitura deste post, você conheceu os alimentos que mais causam prejuízo ao estômago. Além disso, o uso de cigarro e de alguns medicamentos, e o hábito de comer depressa também irritam o órgão e atrapalham a digestão.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!