A cada dia a cirurgia bariátrica tem se consolidado como excelente opção terapêutica para indivíduos obesos cujo tratamento clínico convencional não surte os efeitos desejados.
A obesidade é uma doença crônica muito séria, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, o que pode trazer danos não apenas para a saúde, mas também para a vida social do indivíduo. A cirurgia bariátrica tem objetivo de minimizar esses danos.
A chamada redução do estômago proporciona o emagrecimento gradual e restabelecimento da autoestima, bem-estar e qualidade de vida do indivíduo. O trabalho não termina na mesa de cirurgia, entretanto. Por gerar mudanças drásticas, o acompanhamento médico pré e pós-operatório da cirurgia bariátrica requer atendimento multidisciplinar, com participação do cirurgião, psicólogo, psiquiatra, fisioterapeuta e nutricionista.
A seguir, conheça o papel do nutricionista no pós-operatório da cirurgia bariátrica.
Por que o nutricionista é importante no pós-operatório?
A cirurgia bariátrica altera permanentemente o estômago e/ou intestino. Isso, consequentemente, impacta a rotina da pessoa e sua capacidade de alimentação durante toda a vida. Sendo assim, o nutricionista cumpre um papel insubstituível no processo de educação e adaptação ao novo estilo de vida, uma vez que as mudanças nos hábitos alimentares serão inevitáveis.
Quais as funções do nutricionista depois da operação?
Cabe ao nutricionista orientar sobre os tipos de alimento, bem como porções e horários das refeições. Ele também pode sugerir preparos, esclarecer dúvidas e auxiliar na promoção do equilíbrio alimentar para melhorar a absorção dos nutrientes e driblar o déficit de vitaminas e sais minerais.
Qual o papel do nutricionista na recuperação?
Depois da cirurgia bariátrica, é preciso adotar uma dieta restritiva. Inicialmente líquida, depois pastosa e, aos poucos, vai se tornando sólida, mas jamais nas mesmas quantidades de antes. O nutricionista indica quais as melhores opções em cada fase, de modo que a recuperação seja facilitada e a saúde geral do indivíduo não seja comprometida. É o especialista que tem know-how para manter a dieta equilibrada, com micro e macronutrientes, apesar das limitações do cardápio.
Qual a ajuda do nutricionista na conquista e manutenção de bons resultados?
O nutricionista é peça-chave no alcance e manutenção de bons resultados depois da cirurgia bariátrica. O reganho de peso é comum após a operação. De acordo com estudos recentes, cerca de 50% das pessoas que se submetem ao procedimento têm algum nível de ganho de peso mais tarde. O nutricionista ajuda a evitar que isso aconteça.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!