Milhões de pessoas sofrem de refluxo ácido e azia. Esta é uma condição muito comum. O tratamento mais utilizado envolve medicamentos, como o omeprazol. No entanto, modificações no estilo de vida também podem ser eficazes.
Simplesmente mudar seus hábitos alimentares, ou a forma como você dorme, pode reduzir significativamente os sintomas de azia e refluxo. Para te ajudar a combater este distúrbio, elaborei este artigo, oferecendo 4 dicas preciosas para amenizar o refluxo. Confira cada uma delas a seguir.
Como combater o refluxo?
1# Reduzir a ingestão de alimentos
Quando o esôfago se abre para o estômago, existe um músculo semelhante a um anel, conhecido como esfíncter esofágico inferior.
Ele age como uma válvula e evita que o conteúdo ácido do estômago suba até o esôfago. Naturalmente, ele abre quando você engole, arrota ou vomita. Caso contrário, a estrutura deve permanecer fechada.
Em pessoas que sofrem com a condição, este músculo é enfraquecido ou disfuncional. Assim, o refluxo também pode ocorrer quando há muita pressão sobre o músculo, empurrando o ácido para cima, por meio da abertura.
Com certeza, a maioria dos sintomas do refluxo ocorre após uma refeição. Por isso, as refeições maiores pioram os sintomas do distúrbio.
2# Perder peso
O diafragma é um músculo localizado acima do estômago. Em pessoas saudáveis, ele fortalece naturalmente o esfíncter esofágico inferior.
Como mencionado anteriormente, este músculo evita que quantidades excessivas de ácido gástrico vazem para o esôfago.
No entanto, se a pessoa está acima do peso, a pressão no abdômen pode ficar tão alta, que o esfíncter esofágico inferior é empurrado para cima, para longe do suporte do diafragma. Essa condição é conhecida como hérnia de hiato. A hérnia de hiato é a principal razão pela qual pessoas obesas e mulheres grávidas têm risco aumentado de refluxo e azia.
3# Tomar água com limão
Ao contrário do que o senso comum acredita, a água com limão ajuda a combater e amenizar a dor que o refluxo causa. Quando o limão entra em contato com o organismo, ele se torna alcalino. Isso ajuda a amenizar a acidez do suco gástrico.
Tomar meio copo de água com limão, todos os dias, ameniza a dor que o refluxo provoca. Converse com seu médico a respeito da técnica, antes de começá-la, para saber mais sobre os benefícios e riscos para o seu caso específico.
4# Evitar líquidos nas refeições
Se tem alguma coisa que aumenta o refluxo significativamente é a ingestão de líquidos, junto com as refeições. A prática provoca a diluição do suco gástrico, provocando o refluxo, além do inchaço e azia. Ou seja, o ideal é ingerir líquidos uma hora antes ou duas horas depois das refeições.
Por fim, se o refluxo tem incomodado, é importante seguir essas orientações dia a dia, para amenizar sua ação no organismo. Caso o refluxo persista, converse com seu médico. Ele poderá orientá-lo sobre a necessidade de tratamentos específicos. Somente o especialista poderá analisar a real causa deste mal.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!