Situada na base de nosso pescoço, à frente da traqueia, a tireoide consiste em uma das maiores glândulas existentes no corpo humano. Ela é responsável por produzir alguns hormônios muito importantes para o metabolismo. Por isso, o aumento da tireoide pode ocasionar uma série de problemas para a saúde.
A seguir, vamos falar sobre alguns dos principais fatores que podem provocar essa alteração e como lidar com eles. Acompanhe!
Hipertireoidismo: o aumento da tireoide
Nos casos em que a tireoide produz mais hormônios do que o normal, geralmente, estamos falando sobre algo relacionado ao seu aumento.
Quando isso ocorre, basicamente tudo funciona mais rápido. Por exemplo, os batimentos cardíacos tendem a ficar mais acelerados e a pessoa pode começar a sofrer com pressão alta.
Fraqueza muscular, intestino solto, agitação, cansaço e mãos trêmulas também são consequências do hipertireoidismo.
Há várias causas para essa condição, porém, a mais comum é a doença de Graves. Ela surge quando o sistema imunológico do indivíduo ataca a glândula tireoide. Esse processo leva ao seu aumento e estimula a produção de hormônios em excesso.
A doença de Graves é crônica e, não raro, ocorre com mais frequência em pessoas que já tenham registros familiares de alguma doença relacionada com a tireoide.
Em algumas situações, essa doença ainda provoca inchaços atrás dos olhos da pessoa, o que termina por provocar um deslocamento para frente dos olhos impulsionando-os para fora do globo ocular.
Outras causas menos comuns para o aumento e alterações na tireoide, são:
- Tireoidite pós-parto: algumas mulheres podem desenvolver essa condição em um nível moderado depois de passados alguns meses do parto. É uma situação singular, pois tende a durar entre um e dois meses, sendo que depois, temos um quadro de hipotireoidismo — diminuição da atividade da tireoide — que pode perdurar por alguns meses. Em algumas situações, a glândula não consegue retornar ao seu estado normal.
- Tireoidite subaguda: consiste em uma inflamação que surge acompanhada de dor e, normalmente, é causada por vírus.
- Nódulos tireoidianos: são tumores que acometem a glândula podendo causar a secreção em excesso de hormônio tireoidiano.
- Tireoidite linfocítica: é caracterizada por uma inflamação não-dolorosa e tem como origem a infiltração de linfócitos na tireoide.
Observações importantes sobre o aumento da tireoide
É interessante observar que vários dos sinais e sintomas relacionados ao aumento da tireoide podem ocorrer em condições diversas das apontadas acima. Por isso, ao menor sinal de suspeita o médico especialista deve ser procurado, tendo em vista o objetivo de fornecer, o quanto antes, o diagnóstico correto para essa ou outra condição.
Já as pessoas que foram diagnosticadas com esse problema também precisam manter uma rotina de cuidados, especialmente nas visitas médicas para o correto acompanhamento da situação.
Com relação aos tratamentos para problemas na tireoide, boa parte deles são controlados com medicamentos, usados para regular a produção hormonal.
Em alguns casos de aumento da tireoide pode ser necessária uma intervenção cirúrgica. Porém, esse recurso é mais recomendado para os casos em que a remoção de nódulos ou da própria tireoide seja necessário.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!