7 Mitos E Verdades Sobre a Colonoscopia
A colonoscopia é o exame padrão no rastreio do câncer colorretal, pois auxilia na identificação de pólipos, inflamações, úlceras e outras alterações no intestino. Contudo, em função dos muitos mitos compartilhados, ainda existe um grande temor a respeito deste exame.
Nesse sentido, preparamos este post para explicar o que é mentira e o que é verdade nas afirmações mais disseminadas pela internet. Então, se tem interesse no tema, recomendamos a leitura deste texto.
1. A colonoscopia é um procedimento doloroso.
Mito. A colonoscopia é uma exame invasivo e que exige um preparo desagradável, pois é necessário limpar o intestino para melhor visualização de suas estruturas. Porém, o paciente é sedado durante todo o procedimento, evitando que sinta qualquer nível de dor.
2. É um exame que deve ser realizado anualmente por todos os pacientes.
Outro mito. A colonoscopia é um procedimento indicado para algumas situações específicas, principalmente para o diagnóstico do câncer de intestino. No entanto, não existe uma recomendação padrão para repetição anual do exame.
Ainda, a frequência com que deve ser realizado será avaliada pelo médico responsável, mas varia de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente e a evolução do quadro.
3. O procedimento tem efeitos colaterais.
Verdade. Em função da sedação, o paciente pode continuar sonolento após o fim do exame. Além disso, pode apresentar desconforto abdominal em decorrência do uso de gases no intestino para melhorar a visibilidade.
Outrossim, quando se utiliza a colonoscopia para biópsia ou remoção de pólipos, pode ocorrer sangramento. Apesar disso, todos esses efeitos colaterais tendem a desaparecer depois de algumas horas.
4. A colonoscopia é realizada com anestesia geral.
Mito. Na maioria dos casos, a dor provocada pela colonoscopia é bem tolerada pelos pacientes, exigindo graus de leve a moderados de sedação e analgesia. Entretanto, não se trata de anestesia geral.
5. A colonoscopia demanda um preparo especial.
Verdade. O procedimento tem por objetivo a visualização das estruturas internas do intestino a fim de encontrar alguma anormalidade. Por isso, para garantir a melhor visibilidade, é necessário limpar o intestino grosso.
Ademais, para realizar essa limpeza o profissional de saúde indica um produto laxativo que deve ser ingerido após o exame. No entanto, mesmo com os efeitos desagradáveis desse preparo, a colonoscopia é um procedimento seguro e tranquilo.
6. Não existem riscos graves associados ao exame.
Mais uma afirmação verdadeira. Isso porque, a colonoscopia é uma técnica que já faz parte da rotina dos coloproctologistas. Dessa forma, a taxa de insucesso ou de erros é mínima, representando menos de 2% dos casos.
Além disso, as principais complicações associadas à colonoscopia são sangramento e perfuração no intestino. No entanto, mesmo quando acontecem, os profissionais já estão preparados para lidar com elas.
7. É possível remover tumores com este exame.
Verdade. Ao realizar a colonoscopia e identificar a presença de pólipos ou de tumores em estágio inicial, o profissional de saúde pode aproveitar o procedimento para removê-los rapidamente, beneficiando o tratamento do paciente.
Então, com a leitura deste post, você conheceu um pouco mais sobre a colonoscopia e também descobriu os principais mitos e verdades relacionados ao assunto.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!