A cirurgia laparoscópica, também conhecida como videolaparoscopia ou somente laparoscopia, é um procedimento cirúrgico moderno e já consagrado para a remoção da vesícula biliar, retirada do apêndice, correção da hérnia de hiato, entre outras operações gastrointestinais ou na pelve.
A videolaparoscopia pode ser usada, também, em procedimentos ginecológicos, como ligadura de trompas, liberação de aderências, retirada de cistos, biópsia de ovário, cirurgia de incontinência urinária, cirurgia da endometriose, etc.
Confira a seguir quais são as principais vantagens da videolaparoscopia.
A técnica é minimamente invasiva
Uma das grandes vantagens da cirurgia laparoscópica consiste no fato de que a técnica é minimamente invasiva, portanto, não é agressiva para o paciente. As incisões são pequenas e não existe a necessidade de fazer cortes maiores para acessar a cavidade abdominal.
O resultado estético é melhor do que na cirurgia convencional
Outro benefício associado à cirurgia laparoscópica é a questão estética, já que os sinais aparentes da cirurgia são mínimos, isto é, não há grandes marcas ou cicatrizes como nas operações convencionais. Em boa parte dos casos, os sinais tornam-se praticamente imperceptíveis com o passar do tempo.
A operação é bastante segura
Desde que seja realizada por profissionais qualificados, em ambientes bem estruturados e adequados para a cirurgia, a laparoscopia é muito segura. O risco de infecções, hemorragias, lesões e traumas costuma ser menor do que nas cirurgias abertas. Como a exposição dos órgãos internos é reduzida, há menor chance de contaminação provocada pelos agentes externos.
A alta hospitalar é mais rápida
O procedimento tende a ser mais rápido do que nas cirurgias convencionais. A alta hospitalar também! A videolaparoscopia permite que o paciente operado retorne precocemente às atividades diárias, o que é uma grande vantagem para quem trabalha fora e precisa retornar rapidamente à rotina.
A laparoscopia é multifuncional
As aplicações da laparoscopia são múltiplas, já que a técnica não é utilizada exclusivamente para fins terapêuticos, como a remoção e reparação de órgãos doentes. Ela pode ser usada, também, com finalidade diagnóstica, a fim de identificar problemas gástricos, urológicos e ginecológicos.
Cumpre acrescentar que a cirurgia laparoscópica pode ser útil, até mesmo, no tratamento de neoplasias. Pessoas com câncer de pâncreas, estômago e fígado, por exemplo, podem ser submetidas à videolaparoscopia para tratar os tumores.
O pós-operatório é menos doloroso
Na cirurgia laparoscópica, as incisões são pequenas e em pouca quantidade. Isso causa menor trauma na parede abdominal, o que, consequentemente, gera menos dor e desconforto no período pós-operatório. Por ser menos dolorosa, a videolaparoscopia geralmente requer menos medicação analgésica depois da operação, o que implica também numa maior economia.
Quer saber mais sobre cirurgia laparoscópica? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!