A intervenção cirúrgica para fazer a remoção da vesícula é conhecida como colecistectomia e ela possui duas variações: convencional (procedimento feito através de um corte na região abdominal) e laparoscópico (procedimento menos invasivo, realizado por meio de quatro pequenos furos região abdominal).
Em ambos os procedimentos, o paciente é submetido a uma anestesia geral e o período de recuperação é de no máximo dois dias. Entretanto, se houver algum tipo de complicação, pode ser necessário um tempo maior para o restabelecimento total.
Cuidados a serem adotados após a cirurgia
Após o procedimento cirúrgico, é importante que o paciente tome alguns cuidados que serão fundamentais para que ele não sinta dores e desconforto. Abaixo, veja alguns deles:
- Seguir a risca a prescrição passada pelo médico;
- Ter sempre uma pessoa para poder ajudá-lo a sentar, deitar ou levantar;
- A alimentação, preferencialmente, não deve conter nenhuma gordura;
- Ingerir pequenas porções durante o dia a fim de evitar náuseas e ter sensação de saciedade;
- Em casos de dores no peito ou no ombro, é recomendada a ingestão de líquidos quentes, pois esse tipo de dor é causada pelos gases que geraram um processo inflamatório na barriga durante a cirurgia;
- Fazer caminhadas em casa e, se possível, também ao ar livre. Dessa forma, é possível contribuir para a circulação do sangue.
- Depois de uma semana da cirurgia, retorne ao seu médico,para ele avaliar o seu estado. O mesmo deve ser feito cinco semanas após a intervenção;
- Consuma suco de melancia, laranja ou mamão, a fim de evitar a constipação intestinal (intestino preso);
- Não deixe o local da cirurgia exposto ao sol por pelo menos 180 dias, para evitar o surgimento de marcas;
- Mantenha a região operada sempre seca;
- Utilize sempre roupas confortáveis.
Alimentos que devem ser evitados
Apesar dos efeitos da colecistectomia afetarem a saúde de forma positiva, qualidade de vida e bem estar, achar que após a cirurgia todos os alimentos poderão ser consumidos é um erro.
O corpo humano se adapta muito bem sem a vesícula, porém não se pode esquecer que esse órgão é responsável por auxiliar na digestão de gorduras.
Depois de removido, a bile continua sendo produzida, entretanto, já não existe o órgão para armazená-la.
Por isso, a recomendação é eliminar alguns alimentos do cardápio imediatamente após a cirurgia e voltar a consumi-los de forma moderada posteriormente.
A seguir, veja a lista de alguns dos alimentos que devem ser evitados pós cirurgia:
- Gorduras de fonte animal e laticínios integrais — fazem parte desse grupo os queijos amarelos, manteiga e o leite integral;
- Carnes consideradas gordurosas — cupim, picanha, fraldinha, contrafilé, filé de costela, acém e ponta de agulha, por exemplo;
- Peixes gordurosos — anchova, peixe-espada, atum, sardinha e salmão;
- Chocolates de todos os tipos;
- Bebidas alcoólicas e gaseificadas;
- Molhos prontos;
- Coco e abacate — estes podem ser consumidos, porém de forma bem moderada;
- Oleaginosas como castanhas e nozes — também podem ser consumidas, desde que de forma equilibrada.
Evitar esses alimentos é muito importante para uma boa recuperação após a cirurgia de remoção da vesícula. Mas, independente disso, os excessos devem ser evitados sempre.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!