A cirurgia de hérnia umbilical, na realidade, é um procedimento relativamente rápido de ser feito e de baixa complexidade. Geralmente, o tempo gasto na operação é de 30 a 60 minutos. Em boa parte dos casos, o paciente pode retornar para casa em um ou dois dias.
Quem permanece por mais tempo no hospital são as pessoas que têm algum problema de saúde preexistente ou que moram sozinhas.
A cirurgia de hérnia umbilical pode ser realizada de duas maneiras, por meio, da técnica tradicional, que requer um corte na região umbilical, ou por meio da videolaparoscopia, um procedimento mais rápido e menos invasivo.
Como é feita a cirurgia de hérnia umbilical?
Independentemente do modo escolhido, esse procedimento cirúrgico tem como objetivo empurrar a alça intestinal ou nódulo de volta para a sua posição normal na barriga.
Além disso, o ponto por onde se originou a saliência, ou seja, a camada muscular enfraquecida da parede abdominal é reestruturada para que fique mais forte. Nos adultos ou quando a hérnia umbilical tem dimensões maiores que as convencionais, o médico pode colocar um adesivo ou tela especial na parede do abdômen tendo em vista a necessidade de fortalecer melhor a área e garantir que ela não se rompa.
Cirurgia de hérnia umbilical aberta
Esse método, normalmente, precisa de anestesia peridural. Apesar de ser chamada de “aberta”, o corte feito é pequeno variando entre 2 ou 3 cm, de acordo com o tamanho da hérnia. No mais, pessoas obesas requerem um corte maior.
Cirurgia de hérnia de umbigo via videolaparoscopia
Esse método geralmente faz uso de anestesia geral, apesar de que a epidural também possa ser usada. Por ser um procedimento menos invasivo — são feitos pequenos furos — o paciente tem menos marcas, menos riscos e a volta à rotina é mais rápida.
Tempo de recuperação
Normalmente, o período de recuperação para a cirurgia de hérnia umbilical não costuma ser muito longo, sendo que o tempo de internação hospitalar varia entre 12 e 24 horas.
Dentro de 3 a 5 dias após a cirurgia, a pessoa já pode retornar à maior parte das atividades do dia a dia que são de seu costume.
Para voltar a trabalhar o período de espera fica entre 1 e 2 semanas, mas desde que a pessoa não tenha que fazer grandes esforços, tais como levantar peso.
Assim como outras operações, essa também pode trazer algumas reações e complicações. Dentre as mais comuns temos a infecção, lesão de nervos e dor. O reaparecimento da hérnia é algo extremamente raro.
É importante destacar que no caso da hérnia umbilical a cirurgia é o único método de tratamento e cura. Os demais tipos de tratamentos não tem a capacidade de resolver o problema, pois atuam mais precisamente nos sintomas.
Por fim, o tipo de cirurgia de hérnia umbilical é algo que, além de ser discutido entre o médico e o paciente, depende de alguns fatores, como a pessoa ser ou não obesa, ser portadora de outras doenças ou ainda, da idade e do tamanho da hérnia.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!