Um dos principais tratamentos de obesidade grave ou severa é a cirurgia bariátrica. Ao passar por esse procedimento, há uma verdadeira transformação no corpo do paciente e também nos seus hábitos e na sua rotina.
Neste post, iremos abordar as principais mudanças que ocorrem na vida após a gastroplastia. Ficou interessado? Continue a leitura deste post.
Acompanhamento nutricional
Logo nas primeiras semanas do pós-operatório, você receberá um plano nutricional que precisa ser seguido à risca, pois permite que você não sofra com o deficit de vitaminas e minerais e nem com a desidratação.
Assim, no primeiro mês, você precisará passar por uma dieta líquida, podendo ingerir apenas sucos coados, chás, sopas e água. Depois disso, os próximos 15 dias serão à base de uma alimentação pastosa, permitindo a ingestão de purês, cremes e vitaminas.
Geralmente, após esses 45 dias, você estará liberado para consumir alimentos sólidos. Porém, é neste momento que se inicia a mudança nos seus hábitos alimentares. O sucesso da sua cirurgia depende da sua disciplina em seguir este planejamento.
Além disso, é de extrema importância a ingestão de líquidos para evitar a desidratação. Assim como a suplementação vitamínica, principalmente de vitamina D e B12, cálcio e ferro.
Uso de medicamentos
Na maioria dos casos, os pacientes com obesidade fazem uso de uma série de medicamentos para controlar os diferentes tipos de comorbidades, como a hipertensão, diabetes, colesterol elevado e doenças cardíacas.
Embora a cirurgia bariátrica atue na resolução dessas patologias e você possa abandonar a utilização desses fármacos, isso não significa que não irá precisa continuar a ingerir muitas pílulas durante o dia.
Por causa da suplementação, pode ocorrer o efeito contrário, fazendo com que haja uma ingestão ainda maior de pílulas de vitaminas e minerais necessários
Atividade física
Outra possível mudança na sua rotina será a prática de atividades físicas, uma ação essencial para promover e manter a redução do peso corporal a longo prazo. Ademais, quanto mais realizar um exercício, mais calorias ele tende a queimar com o tempo.
Contudo, da mesma forma, quanto mais peso se perde, mais diminuem as calorias queimadas com o exercício, o que faz necessária a mudança no seu treinamento, seja aumentando a intensidade ou a quantidade de repetições.
Acompanhamento psicológico
As transformações provocadas pela cirurgia bariátrica podem provocar diferentes reações emocionais nos pacientes. Enquanto alguns passam a ser mais confiantes com o sucesso do tratamento, outros continuam temerosos com a o reganho de peso.
Da mesma maneira pode ocorrer nos relacionamento amorosos, profissionais ou sociais. Por isso, o acompanhamento de um profissional de saúde mental é fundamental. Outrossim, nossos hábitos alimentares também são afetados por nossas emoções, o que pode prejudicar todo o processo.
Controle do sono e gerenciamento do estresse
Ter uma boa higiene do sono é um dos pilares para o sucesso da cirurgia bariátrica a longo prazo. Por isso, seus hábitos precisam ser alterados, sendo preciso definir um horário para dormir e segui-lo.
Ainda, o estresse não gerenciado pode levar a más decisões e afetar a todo o tratamento. Por isso, antes mesmo da cirurgia, passe a cultivar comportamentos para gerenciar e aliviar o estresse.
Enfim, estes são alguns dos novos hábitos que precisarão fazer parte da sua rotina após a cirurgia bariátrica. Apenas seguindo essas recomendações é possível alcançar todos os benefícios promovidos por esse tratamento.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!