Mesmo em casos mais simples, a cirurgia no abdômen pode gerar algumas complicações e anomalias, como é o caso da hérnia incisional.
Apesar de ser uma condição que pode provocar mudança na aparência física da pessoa, essa hérnia não provoca complicações severas e pode ser cuidada, seguindo as orientações de um médico.
Para você saber mais sobre este assunto, abaixo, vamos falar do que se trata esta alteração no tecido abdominal e sobre quais os cuidados você deve tomar para reverter o quadro.
Confira!
O que é hérnia incisional?
Esta é uma anomalia que acontece depois da cirurgia abdominal, em que o médico realiza incisão para tratar determinada patologia, sendo necessário o seu fechamento por meio de sutura.
Por mais bem feita que tenha sido a cirurgia, essa alteração ocasiona uma cicatriz, fazendo com que a parede do abdome fique mais frágil. Isso pode causar um alargamento do local, possibilitando o deslocamento dos órgãos.
Essa fraqueza pode ocorrer em diversas partes do abdômen, porém, é mais comum nas seguintes situações:
- incisões que sofreram infecção pós-operatória;
- cirurgias contaminadas, como é o caso da apendicite supurada;
- pacientes que voltaram a praticar exercícios físicos e não respeitaram o tempo de repouso determinado pelo cirurgião;
- pessoas com deficiência nutricional ou doenças consumptivas.
Como é feito o diagnóstico?
Na maioria das situações, o médico consegue avaliar a hérnia por meio de exame clínico. No entanto, alguns pacientes podem ser submetidos à ultrassonografia ou tomografia.
Em geral, a pessoa começa a ser observada a partir dos sintomas apresentados, como um abaulamento na região operada, podendo ser acompanhada ou não de dor local. Alguns pacientes queixam-se de desconforto ao movimento.
Além das cirurgias, esse tipo de hérnia pode surgir depois de uma laparoscopia.
Como é o tratamento?
O tratamento padrão é feito com uma cirurgia para colocar a parte exposta no lugar apropriado. Quanto mais cedo for a operação, melhor será o resultado, especialmente em casos de hérnia aprisionada.
Entretanto, quando a hérnia é muito grande, se torna mais difícil a recuperação, principalmente em pessoas idosas. Isso ocorre porque a correção do defeito pode provocar um aumento da pressão intra-abdominal e causar limitação do movimento respiratório.
O procedimento para curar a protuberância pode ser aberto ou por laparoscopia, sendo considerada menos invasiva. Ambos os métodos são feitos através de um pequeno corte, sob anestesia peridural ou local. Assim, a parte exposta é colocada novamente para dentro do abdômen e, em seguida, o médico fecha a região com uma tela especial.
A recuperação costuma ser rápida e simples, mas é importante manter repouso e outros cuidados indicados para que não haja nenhuma complicação.
A hérnia incisional pode acontecer com qualquer pessoa submetida a cirurgia abdominal. Ao sinal de alguma anomalia, procure ajuda médica para contornar a situação.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!