laparoscopia apendicectomia

Tudo o que você precisa saber sobre laparoscopia

A laparoscopia é um processo cirúrgico minimamente invasivo através de incisões na região do abdômen. Esse método é recomendado para realização de biópsias e procedimentos cirúrgicos, como cirurgias de vesícula ou bariátricas. Tanto por questões de saúde, quanto por motivos estéticos, a laparoscopia é um processo comum dentro da medicina; graças a tecnologia, muitas especialidades podem se beneficiar dessa técnica.

Como é o exame

Esses exames são realizados através de pequenas incisões (conforme os procedimentos) onde micro câmeras e instrumentos cirúrgicos são operados pelo médico cirurgião de forma menos invasiva possível. Por isso, tal  procedimento é mais conhecido por videocirurgia ou videolaparoscopia, e tem sido recomendado por diversos especialistas.

A evolução tecnológica permitiu que a laparoscopia se tornasse cada vez mais segura para o paciente, visto que   oferece menores riscos de contaminação e recuperação mais rápida, resultando em  menos tempo de permanência em hospitais. A videolaparoscopia é recomendada por possibilitar  precisão durante a realização do processo cirúrgico e por produzir uma imagem em alta resolução do local a ser operado. Assim, o cirurgião consegue realizar as intervenções com menores chances de cortes desnecessários ou lesões. Consequentemente, a probabilidade de danos estéticos como grandes cicatrizes, é minimizada.

Etapas do exame

A laparoscopia é dividida em três etapas: pré-operatório, operatório e pós-operatório. O pré-operatório refere-se ao momento em que o paciente é encaminhado ao cirurgião após diagnóstico de um médico especialista. Em seguida, faz-se uma nova avaliação clínica com o médico cirurgião, para saber se o paciente é apto para a realização do procedimento. Após avaliar exames e comprovar a aptidão, é realizado o plano para a execução do processo, em que se define o(s) local(ais) das incisões e outros detalhes da cirurgia.

As incisões são realizadas através das câmeras e dos instrumentos cirúrgicos. Geralmente são feitas de três a cinco incisões, de acordo com o procedimento.

Durante a cirurgia, o especialista comanda os equipamentos através de controles de alta precisão, sempre observando as imagens proporcionadas pela micro câmera. Após o fim da intervenção, os cortes são cauterizados e os instrumentos cirúrgicos retirados.

O pós-operatório ocorre entre 7 a 14 dias de recuperação (conforme o tipo de procedimento). Até o 2º dia o paciente pode permanecer no hospital e os posteriores podem ser feitos em casa. Uma vez realizados os cuidados indicados pelo cirurgião no pós-operatório as marcas remanescentes da laparoscopia serão mínimas.

Todo o procedimento cirúrgico deve ser realizado por um médico cirurgião habilitado para tal encargo. Busque a opinião de médicos especialistas e capacitados para o procedimento, que estejam dispostos a tirar todas as dúvidas sobre a intervenção cirúrgica.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro.

O que deseja encontrar?

Compartilhe