Obesidade

Impactos da obesidade no desenvolvimento de doenças

A obesidade é um problema de saúde bastante complexo. Ela não é simplesmente um reflexo de escolhas, ou o resultado da falta de vontade para emagrecer. Trata-se de uma condição que geralmente envolve muitos fatores, como maus hábitos alimentares, predisposição genética, sedentarismo, problemas psicológicos, alterações metabólicas, questões sociais, etc.

Obesidade é uma doença crônica que afeta indivíduos no mundo inteiro, inclusive no nosso país. Cerca de 1 em cada 5 brasileiros é obeso. Muito, não? A maioria desses indivíduos reconhece que a obesidade é uma doença em si, mas, não admite que ela acarreta outros problemas de saúde.

Isso é um erro. Aliás, uma ilusão. Dificilmente a obesidade vem sozinha. É muito comum que ela esteja associada com o desenvolvimento de outras doenças. São as chamadas comorbidades associadas.

Continue lendo para saber como a obesidade pode impactar no desenvolvimento de doenças.

Doenças associadas à obesidade

Alterações ósseas e articulares

Até mesmo nos estágios iniciais, a obesidade pode gerar impactos para a saúde óssea e articular. O excesso de peso sobrecarrega a coluna e os membros inferiores, prejudica a postura e favorece o desenvolvimento da artrose, ao longo do tempo.

Colesterol alto e hipertensão

A obesidade é uma condição que vai muito além da aparência. Ela produz impactos que não são visíveis a olho nu. É o caso do colesterol alto e da hipertensão. Entre as perigosas e “invisíveis” consequências do peso excessivo estão o colesterol alto e a hipertensão, complicações que, inclusive, aumentam os riscos de doenças cardiovasculares graves.

Diabetes

Você sabia que 58% dos casos de diabetes estão associados ao excesso de peso e acúmulo de gordura corporal? Isso mesmo! A obesidade é um dos principais fatores de risco para o surgimento do diabetes tipo 2. O excesso de peso diminui a capacidade natural do organismo em utilizar a insulina para controlar os níveis de açúcar no sangue. Isso faz com que os obesos sejam mais propensos ao desenvolvimento do diabetes.

Outras complicações

A obesidade pode gerar, ainda, efeitos prejudiciais sobre o sistema respiratório e locomotor. Além disso, ela é capaz de impactar negativamente o sono, elevar as chances de depressão e, até mesmo, favorecer o desenvolvimento de determinados tipos de câncer. Cerca de 40% dos tipos de câncer têm ligação com o Índice de Massa Corporal elevado.

Quer saber mais sobre obesidade? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe