cirurgia bariátrica

Por que é necessário perder peso antes da cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é um dos tratamentos mais eficazes contra a obesidade. As diferentes técnicas que podem ser realizadas têm alcançado sucesso em reverter o perfil metabólico. No entanto, é preciso cumprir todas as etapas que envolvem o pré-operatório.

Uma dessas fases envolve a perda de peso, medida essencial para quem irá passar pelo procedimento. Neste post, explicaremos a importância do emagrecimento e os riscos aos quais os pacientes estão sujeitos.

Qual a importância da perda de peso antes da cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é apontada como um dos procedimentos mais eficazes para pacientes  com obesidade grau II ou mais elevada. Além de melhorar a qualidade de vida, a técnica beneficia a saúde do indivíduo, pois, evita o agravamento de outros problemas provenientes desse quadro.

Porém, para que os resultados sejam satisfatórios, é fundamental que haja uma mudança de hábitos do paciente, principalmente no que diz respeito à alimentação. Essa transformação precisa ser iniciada já no período que antecede a cirurgia.

Ainda, existem diferentes razões que explicam a importância da redução de peso corporal. em primeiro lugar, ela proporciona a diminuição da gordura abdominal e do fígado. Com isso, o trabalho do cirurgião é facilitado, o procedimento é realizado mais rapidamente e há um menor risco de complicações.

A diminuição do tamanho do fígado é necessária para que a cirurgia bariátrica seja realizada. Caso contrário, o paciente pode ser considerado inapto. Isso porque durante a cirurgia, este órgão é levantado.

Assim, se o fígado estiver muito gorduroso, podem ocorrer sangramento e rachaduras, o que impede a sua manipulação. Por isso, a perda de até 10 quilos é indicada para os pacientes. Para alcançar esse objetivo, há o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.

Como é a dieta pré-operatória?

Durante o pré-operatório, a orientação nutricional visa preparar o paciente para a reeducação alimentar, promover mudanças na alimentação que possibilitem a perda de peso sem o desenvolvimento de deficiências nutricionais e ensinar o paciente a comer com atenção, exercitando a mastigação.

Por estas razões, na etapa de mudança de hábitos alimentares, o acompanhamento de um nutricionista é fundamental. Para alcançar a redução de peso corporal esperada, será necessário seguir as seguintes recomendações:

  • reduzir ou eliminar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • não consumir embutidos, fast-food ou alimentos industrializados;
  • preferir o preparo de grelhados em detrimento as frituras;
  • evitar a ingestão de refrigerantes;
  • optar por cerais integrais e por alimentos em versão light;
  • substituir o açúcar comum por adoçantes que contenham sucralose ou estévia;
  • diminuir a quantidade de alimentos no prato;
  • hidratar-se adequadamente.

Quais os riscos de não seguir essas orientações?

O objetivo principal da perda de peso antes da cirurgia bariátrica é preparar o organismo do paciente para as alterações anatômicas que serão realizadas, além de promover a sua reeducação alimentar.

Assim, se o paciente não mudar seus hábitos alimentares e nem emagrecer, provavelmente ele voltará a ganhar peso, mesmo após o procedimento. Além disso, ele pode sofrer as consequências de uma deficiência nutricional. 

Nesses casos, o paciente pode apresentar anemia, osteoporose, flacidez muscular, síndrome Wernick e deficiência de ferro. Ademais, no pós-operatório, também será necessário iniciar a prática de atividades físicas.

Portanto, com a leitura deste post, você entendeu um pouco mais sobre a cirurgia bariátrica e, principalmente, conheceu as razões que explicam a importância de perder peso ainda no pré-operatório.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp