tireoide

Quais as funções da tireoide?

A tireoide é uma glândula situada na parte anterior do pescoço, e desempenha um papel extremamente importante de auxiliar a regular o metabolismo e manter o equilíbrio do organismo.

Ela também está relacionada ao bom funcionamento de órgão vitais, como, coração, fígado, rins e cérebro.

Ademais, essa glândula tem influência no crescimento, fertilidade, ciclo menstrual, estado emocional e peso.

Estes efeitos são possíveis devido a tireoide, que é controladapor uma outra glândula localizada no cérebro (hipófise) que, por sua vez, é controlada por uma parte do cérebro chamada hipotálamo, liberar os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) na corrente sanguínea que são espalhados pelo corpo todo.

Devido a isso, qualquer tipo de alteração em qualquer dessas regiões podem ocasionar sintomas relacionados à tireoide. O mal funcionamento dessa glândula, só poderá ser confirmado mediante avaliação médica, pois essa deficiência pode ser originada por diversos problemas.

Problemas da tireoide que podem afetar as suas funções

Veja, a seguir, alguns dos problemas mais comuns:

Hipertireoidismo ou hipotireoidismo

O hipertireoidismo e o hipotireoidismo são patologias ocasionadas por alterações nos níveis de hormônios produzidos pela tireoide, e podem ter causas auto-imunes, congênitas, inflamatórias, originadas de outras doenças ou ainda por efeitos colaterais de algum tipo de tratamento.

Na prática, no hipertireoidismo ocorre um aumento da produção de hormônios T3 e T4 e diminuição de TSH (thyroid-stimulating hormone), enquanto no hipotireoidismo acontece exatamente o contrário, há uma diminuição na produção de hormônios T3 e T4 e um aumento de TSH, porém, podem ocorrer alterações dependendo da causa.

Veja, a seguir, sinais e sintomas de hipertireoidismo e hipotireoidismo:

Sinais e sintomas de hipertireoidismo

• Aumento ou irregularidade dos batimentos cardíacos;
  • Palpitações;
  • Nervosismo, inquietação, agitação;
  • Dificuldade para dormir ou insônia;
  • Perda de peso repentina;
  • Aumento da sensação de calor, face rosada, pele avermelhada;
  • Instabilidade emocional;
  • Diarreia.

Sinais e sintomas de hipotireoidismo

• Indisposição, fraqueza, cansaço;
  • Lentidão física e mental;
  • Memória fraca e dificuldade de concentração;
  • Excesso de peso, inchaço no corpo;
  • Pele áspera e seca;
  • Intolerância ao frio;
  • Prisão de ventre;
  • Queda de cabelo;
  • Impotência sexual;
  • Sensação de frio.

Inflamação da tireoide (tireoidite)

Esse tipo de inflamação pode ocorrer por causas diversas que incluem infecções virais como adenovírus, coxsackievirus e os vírus do sarampo e da caxumba, auto-imunidade ou intoxicações por alguns remédios, como amiodarona, por exemplo.

A tireoidite pode se apresentar de forma crônica, aguda ou subaguda, e os sintomas  variam desde quadros assintomáticos, até mais intensos que causam dor na tireoide, dificuldade, febre, calafrios ou dificuldade para engolir, dependendo da causa.

Bócio

O Bócio é caracterizado pelo aumento do tamanho da glândula tireoide. Sua causa pode ser por diversas razões, incluindo a falta de iodo, formação de nódulos, inflamação por doenças auto-imunes, e pode provocar sintomas como dificuldade para engolir, rouquidão, tosse, sensação de aperto na garganta e nos casos mais agudos, até mesmo dificuldade para respirar.

Câncer de tireoide

É a forma de tumor maligno da tireoide, e quando é percebido é necessário a realização de exames como a cintilografia de corpo inteiro, com o intuito de saber se outras partes do corpo foram afetadas.

O tratamento é realizado removendo a glândula através de um procedimento cirúrgico.

No entanto, pode ser necessário a realização de terapias complementares como uso de iodo radioativo por exemplo, a fim de potencializar o tratamento do câncer da tireoide. E, nos casos mais hostis e graves a radioterapia pode ser uma alternativa necessária.