O Brasil, em termos de quantidade de cirurgia bariátrica, ocupa o segundo lugar em número de procedimentos feitos no mundo. Em um primeiro momento, algumas pessoas podem imaginar que essa técnica é aberta para todos, mas a verdade é que é preciso respeitar alguns requisitos muito importantes.
Nesse artigo, vamos entender melhor quem está apto a fazer a cirurgia bariátrica, além de outras informações essenciais. Confira!
Quem pode fazer?
Ao longo dos anos, os pré-requisitos para a realização da cirurgia bariátrica foram mudando à medida em que o conhecimento em torno do procedimento e da própria obesidade eram ampliados.
Atualmente, de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), essa cirurgia é recomendada nos seguintes casos:
- pessoas com IMC igual ou superior a 30 que apresentem alguma comorbidade associada à obesidade;
- quem tem IMC igual ou superior a 30 com síndrome metabólica;
- portadores de comorbidades que colocam em risco a vida, a exemplo de diabetes tipo 2, doença coronariana, dislipidemia, hipertensão arterial e apneia do sono com IMC superior a 35;
- não ser usuário de drogas ilícitas;
- ter o quadro de obesidade estável por um período mínimo de dois anos, após tentados outros tratamentos clínicos sem resultados satisfatórios;
- a cirurgia pode ser feita em pessoas entre 16 e 18 anos, assim como em idosos, porém, observa-se a relação de risco/benefício;
- ser maior de 18 anos;
- não ter um quadro de alcoolismo;
- não ter diagnósticos de demências graves ou moderadas e quadros psicóticos.
É interessante destacar que até alguns anos atrás, a cirurgia bariátrica era voltada para um grupo de pacientes mais restritos. Os requisitos envolviam:
- a presença de doenças associadas;
- dois anos de tratamento sem resultados positivos;
- período de obesidade igual ou superior a 5 anos;
- IMC igual ou maior que 50.
Outra consideração importante de se fazer é que, mesmo com os pré-requisitos apontados acima, pode haver casos em que a cirurgia ainda é feita. Mas isso vai depender das necessidades do paciente e da análise do médico sobre a situação.
Período pós cirurgia
Após a realização da cirurgia bariátrica o indivíduo terá uma nova vida e precisará adotar uma série de novos comportamentos. O mais importante diz respeito as mudanças com a alimentação. Na realidade, as alterações nessa parte começam mesmo antes de o procedimento ser realizado.
Muitos pacientes precisam passar por uma verdadeira reeducação para aprenderem a comer corretamente, controlando bem as quantidades e mastigando adequadamente os alimentos, por exemplo.
A nutrição entra como um fator de peso para o sucesso positivo pós cirurgia. Como são mudanças significativas a disciplina e o empenho do paciente devem ser intensos.
Para ajudar no processo de tratamento com a cirurgia bariátrica, não é raro que o paciente precise de um acompanhamento psicológico como forma de suporte para sua nova vida.
Além do médico, do psicólogo, do profissional de nutrição, a família também tem um papel muito importante na recuperação do paciente. Após a cirurgia bariátrica, o apoio vindo daqueles que são mais próximos pode fazer toda a diferença, pois ajuda a manter a pessoa motiva e a cuidar para que seus hábitos sejam sempre saudáveis.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!