Sleeve gástrico

Sleeve gástrico: entenda como é feito o procedimento

O desenvolvimento das técnicas de gastroplastia permitiu aos profissionais de saúde oferecer possibilidades reais no tratamento da obesidade. Uma dos principais métodos cirúrgicos é chamado de sleeve gástrico, pois tem apresentado resultados satisfatórios.

Você já ouviu falar nesse tipo de cirurgia? Sabe como ela é realizada? Conhece os benefícios? Caso responda negativamente a uma dessas perguntas, recomendamos a leitura imediata deste post.

O que é sleeve gástrico?

Trata-se de uma da técnicas disponíveis para a realização da cirurgia bariátrica, sendo o procedimento que produz menos transformações no sistema digestivo do paciente. Apesar de ser uma metodologia recente, ela tem sido bem aceita pela comunidade médica.

Entretanto, é preciso mencionar que a gastroplastia é uma cirurgia complexa, com riscos de complicações e, por isso, só é realizada em pacientes com obesidade mórbida ou grave e que já tenham tentado outras formas de emagrecimento, não obtendo sucesso. 

Além disso, o procedimento é indicado para pessoas com o Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 40 ou a 35, desde que já apresente alguma comorbidade, tais como diabetes e hipertensão arterial. 

Como o procedimento é realizado?

Trata-se de uma cirurgia que consiste na construção de um novo estômago, mas com o formato de um tubo fino. Para isso, é necessário remover cerca de 70% do tamanho original do órgão. 

Porém, a cirurgia por sleeve gástrico não altera o caminho dos alimentos, pois apenas elimina a porção ociosa do estômago. Atualmente, é possível realizar esse tipo de gastroplastia por via laparoscópica, que é mais recomendada, ou de forma aberta.

Ainda, o procedimento costuma durar duas horas e a internação hospitalar pode levar cerca de três dias. Além disso, é possível que o paciente perca até 40% do seu peso inicial.

Como é a recuperação?

Assim como outras técnicas de cirurgia bariátrica, a recuperação pode durar cerca de um ano. Contudo, é possível que esse tempo seja reduzido se o paciente seguir à risca as seguintes orientações médicas:

  • Realizar a dieta elaborada pelo nutricionista;
  • Fazer uso de analgésicos para aliviar a dor e de antieméticos, antes das refeições, para reduzir a acidez no estômago;
  • Praticar exercícios físicos regularmente, que só pode ser iniciada após a liberação do profissional;
  • Fazer os curativos na primeira semana após a cirurgia;
  • Mudar o estilo de vida, de acordo com a orientação médica.

Porém, assim como todo procedimento cirúrgico, existem possibilidades de complicações. No caso da cirurgia por sleeve gástrico, o paciente pode apresentar fístula junto ao ângulo de Hiss, não ter a perda de peso esperada e o quadro de refluxo gastroesofágico pode se agravar.

Quais são os benefícios?

Apesar dos riscos, esse tipo de gastroplastia é considerado eficaz em razão dos benefícios que oferece aos pacientes, como por exemplo:

  • Não causa interferência na absorção de nutrientes, vitaminas e minerais, pois não altera o trânsito intestinal;
  • É reversível ou seja, se não atingir o resultado esperado, pode ser alterada para o método bypass gástrico;
  • Não precisa de anastomose ou rotação do intestino;
  • Beneficia o gasto de energia;
  • Oferece uma perda considerável de peso;
  • Favorece a produção dos hormônios da saciedade.

Isso é tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia bariátrica por sleeve gástrico. Apesar da decisão pela melhor técnica considerar vários fatores além do desejo do paciente, também é importante conhecer os outros métodos disponíveis.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe