sobrepeso

Sobrepeso e obesidade: entenda a diferença

Tanto a obesidade quanto o sobrepeso consistem em um estado de peso excessivo de uma pessoa. No entanto, a palavra sobrepeso é normalmente utilizada para indicar peso excedente, enquanto o termo obesidade se refere a gordura em excesso.

Quando uma pessoa tem sobrepeso, significa que ela pesa mais do que o que é considerado saudável ou normal para a sua idade, sexo ou tamanho.

Em contrapartida, obesidade é um estado onde o obeso possui gordura corporal em quantidade excessiva. E, embora uma pessoa com sobrepeso tenha um acúmulo de peso corporal, ela pode não ter o gordura excessiva acumulada em seu corpo.

Como saber se o seu peso é normal ou saudável?

Uma forma de diferenciar o sobrepeso e a obesidade é calcular o Índice de Massa Corporal (IMC). O IMC é um cálculo que mede o peso relativo à altura.

Uma pessoa adulta é classificada com sobrepeso quando está acima do peso normal estipulado, que varia de acordo com o sexo e altura e é compreendido pelo resultado entre 25 e 29,9.

Já um indivíduo adulto com IMC igual ou maior que 30 é considerado obeso.

Condição médica

Na ótica médica, obesidade é um estado corporal caracterizado pelo acúmulo excessivo de gordura sob a pele e em torno de alguns órgãos internos, enquanto sobrepeso é associado ao peso acima do ideal para a altura, sexo e idade. 

Como já foi dito, o sobrepeso não especificamente implica em gordura excessiva. Atletas de algumas modalidades esportivas, por exemplo, podem ter sobrepeso e não serem obesos.

Causas de sobrepeso e obesidade

O sobrepeso pode estar relacionado a vários motivos. São eles:

  • Comer de forma exagerada;
  • Ter uma vida sedentária;
  • Distúrbios metabólicos ou alimentares;
  • Falta de exercícios físicos;
  • Condições médicas.

Ao mesmo tempo em que esses fatores também podem levar uma pessoa a ser obesa, a obesidade  também pode ser causada por:

  • Mudanças de estilo de vida;
  • Problemas médicos;
  • Condições genéticas;
  • Desequilíbrio hormonal.

Além disso, a doença pode ter seu quadro agravado pelo aumento da ingestão de alimentos e falta de exercícios físicos.

Riscos

Uma pessoa obesa é mais propícia a ter problemas de saúde, como:

  • Doença coronariana;
  • Hipertensão;
  • Diabetes.

Apesar de uma pessoa com sobrepeso também ter esses mesmo riscos, um indivíduo obeso é ainda mais propenso a eles.

Ademais, os obesos têm um risco grande de depressão e outros problemas emocionais e sociais, visto que essa doença tem o poder de reduzir a expectativa de vida e inclinar  uma pessoa a ter mais chances de desenvolver doenças do que teria caso ela estivesse dentro do seu peso normal.

Vale a pena ressaltar que o desequilíbrio calórico se desenvolve com muita frequência com início de uma combinação de fatores ambientais e genéticos.

Como controlar?

A melhor forma e mais segura de controlar a doença é perder peso e, nos dois casos, o recomendado é diminuir as calorias por meio de uma dieta balanceada e do aumento a intensidade das atividades físicas.

Nos casos de obesidade mórbida, a cirurgia bariátrica pode ser indicada.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe