Vesícula Biliar

6 sinais de problemas na vesícula biliar

Os problemas que surgem na vesícula são silenciosos e indolores. Geralmente, o auxílio médico é procurado quando as dores se agravam muito e um forte desconforto é percebido. Porém, nem sempre é fácil detectar que trata-se de uma crise na vesícula biliar já que pela sua proximidade com outros órgãos e pela existência de sintomas muito semelhantes  com outras doenças.

Como identificar os problemas na vesícula biliar

A pedra na vesícula é a principal causa das dores e inflamações na região, mas não é a única. Elas são formadas a partir de um desequilíbrio entre a quantidade de água e as substâncias da bile. Após um excesso de retirada de água da bile ou excessiva presença de substâncias como o colesterol, forma-se o cálculo biliar.

Para saber como identificar um problema na vesícula biliar, segue algumas dicas abaixo:

1Os sintomas de pedra na vesícula demoram a aparecer. Elas vão se formando e aglomerando no interior da vesícula e quando ainda estão pequenas podem sair junto com a bile. Porém, quando o cálculo se torna maior que o seu orifício de saída, ela prende o espaço e não permite mais que a bile seja drenada pelo organismo. Por isso, o mais comum é que essa dor surja após uma refeição, se localizando abaixo das costelas. Pode piorar ainda mais se o que for ingerido tiver alto teor de gordura.

2 – Colecistite. A colecistite é uma inflamação na vesícula, na maior parte das vezes provocada pelo excesso de obstrução para saída das pedras e dos traumas causados. Ela pode surgir e infeccionar pela maior proximidade com o intestino, onde suas bactérias podem entrar em contato com a bile que formam as pedras da vesícula. Nesse caso, a diferença do sintoma da pedra na vesícula é a dor intensa e constante, independente da alimentação, além da febre alta.

3 – Alguns casos mais raros podem apresentar colecistite sem a causa das pedras na vesícula. As bactérias inflamatórias podem ter surgido por outras vias e métodos, causando a inflamação. Somente através do exame radiológico é possível detectar essa diferença, já que os sintomas são os mesmos.

4 – É possível surgir como sintoma a icterícia, deixando a pele e olhos amarelados. Pode ser percebida pela cor das fezes, bem esbranquiçadas e claras. Sua presença é comum em pedras da vesícula, correndo o risco de causar o derramamento de bile na corrente sanguínea.

5 – Outros sintomas: Além da dor intensa, outros sintomas iniciais devem ser observados, tais como gases, azia, inchaço e indigestão. Há ainda sintomas mais evoluídos da doença, como náuseas, fadiga, vômitos e mal-estar constante. O mau hálito excessivo também pode ser um sintoma de problemas na vesícula, mesmo que seja ainda uma disfunção.

6 – A dor na vesícula pode ser confundida com dores nas costas, estômagos, fígado e até pulmonares. Ela pode ser intensa no abdômen e irradiar até o braço direito, principalmente após as refeições.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro.