cirurgia bariátrica

4 dicas para se preparar para a cirurgia bariátrica

De acordo com a SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), o Brasil é o segundo país no mundo que mais realiza cirurgias bariátricas, sendo cerca de 80 mil procedimentos executados por ano.

Este número alto pode ser explicado pelos reconhecidos benefícios produzidos por esse tipo de tratamento. Contudo, é importante estar preparado para realizar a gastroplastia. Por isso, elaboramos este post com ótimas dicas para que você esteja pronto para o grande dia.

Mas, você sabe o que é a cirurgia bariátrica?

Trata-se de uma intervenção cirúrgica para reduzir o tamanho do estômago e, consequentemente, promover a perda de peso do paciente. Este tratamento é indicado para pessoas com obesidade mórbida ou com doenças causadas pelo excesso de gordura corporal.

Ainda, antes de conhecer as dicas para o pré-operatório, saiba os requisitos para ser considerado apto a realizar a cirurgia bariátrica:

• índice de massa corporal (IMC) maior ou igual a 40;
  • se o IMC for entre 35 e 40, precisa ter o histórico de duas complicações de saúde;
  • idade mínima de 18 e máxima de 65 anos;
  • menores de 16 anos somente em casos de síndrome genética ou por recomendação da equipe médica e com autorização do responsável legal.
  • acima de 65 anos apenas com a avaliação do risco cirúrgico, a presença de comorbidades, expectativa de vida e quais os benefícios que o emagrecimento trará;
  • ter o mesmo IMC e as comorbidades de alto risco há, no mínimo, dois anos;
  • realização de outros tratamentos convencionais que não apresentaram resultados;
  • insucesso ou recidiva do aumento de peso.

Dicas de preparo antes da cirurgia

Em razão do alto grau de complexidade que envolve a gastroplastia, o paciente precisa receber e seguir todas as orientações médicas necessárias. Assim, ele já estará ciente dos desafios a cumprir tanto no pré quanto no pós-operatório.

Ainda, a redução do estômago significa que ele não irá comportar mais a mesma quantidade de alimentos de antes. Por isso, a reeducação alimentar e a mudança de pensamento são imprescindíveis. A seguir, conheça as principais dicas de preparação para a cirurgia bariátrica.

1) Escolha um cirurgião qualificado e recomendado

A primeira e talvez mais importante etapa do pré-operatório. Afinal, o cirurgião será o profissional que não só realizará o procedimento como também irá acompanhar o paciente por um longo período.

Assim, acesse o site da SBCBM e/ou do Conselho Federal de Medicina (CFM) e procure os cirurgiões mais indicados no seu Estado e cidade. Ademais, busque informações sobre o histórico e a experiência do profissional.

2) Mantenha uma boa saúde bucal

Apesar de parecer estranho, a manutenção da saúde bucal está diretamente ligada a conquista de bons resultados da gastroplastia. Isso porque a mastigação será muito exigida após o procedimento.

Assim, procure um profissional de saúde bucal para avaliar a sua condição. Dessa forma, você evita doenças gengivais, cáries, focos de infecção, próteses mal adaptadas e outros problemas que poderão impedir de mastigar corretamente.

3) Mude o seu estilo de vida

A cirurgia de redução do estômago é apenas uma parte do processo do tratamento da obesidade. Isso porque a doença está associada aos hábitos do indivíduo. Então, para evitar complicações cirúrgicas e obter os melhores resultados, siga as seguintes dicas:

• evitar ou reduzir o fumo por cerca de 30 dias antes do procedimento;
  • evitar o consumo de café ou álcool nos dias que antecedem a cirurgia;
  • realização de caminhadas ou atividades que favoreçam o preparo físico, a circulação e facilitem a respiração;
  • manter as dobras da pele e umbigo higienizados para evitar a presença de fungos.

4) Prepare-se para a dieta pré-operatória

Antes da cirurgia, o paciente recebe a orientação nutricional para a perda de peso. Para isso, é prescrita uma dieta pré-operatória que irá determinar a redução no consumo de calorias sem a ausência dos nutrientes necessários.

Entre as recomendações mais comuns está a preferência pela versão light dos produtos, a substituição do açúcar por adoçantes específicos, cortar o consumo de bebidas alcoólicas, embutidos, fast food e industrializados.

Apesar de serem poucas, seguindo essas dicas você já está preparando o seu organismo para uma nova etapa da vida que se iniciará após a cirurgia bariátrica.