Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Metabólica e Bariátrica (SBCBM), aumentou em 84% o número de cirurgias bariátricas realizadas no Brasil em 2018. A técnica por bypass gástrico é uma das mais realizadas e exige cuidados específicos no pós-operatório.
Você sabe quais são eles? Então, continue a leitura. Neste post, apresentaremos as principais medidas a serem tomadas durante a recuperação da cirurgia.
1) Suplementação vitamínica
Uma das complicações mais comuns da cirurgia bariátrica por bypass gástrico é a anemia crônica, provocada, principalmente, pelo deficit de vitamina B12, D e ferro, em função da baixa ingestão de nutrientes.
Assim, para evitar essa condição, o paciente precisará fazer, durante toda a vida, uso de suplementos vitamínicos, pois ajudam na absorção nutricional necessária. Contudo, a suplementação deve ser prescrita por um profissional de saúde e não realizada por conta própria.
2) Alimentação adequada
O bypass gástrico é um procedimento que promove a redução no tamanho do estômago e na alteração do intestino, interferindo diretamente no processo de digestão dos alimentos. Por isso, o paciente precisará seguir uma dieta prescrita por um nutricionista.
Nos primeiros 30 dias do pós-cirúrgico, a alimentação será líquida e em pequenos volumes, sendo indicada a ingestão de chás, sucos coados, sopas sem gorduras, gelatina sem sabor, água, entre outros.
Após esse período, deve ser iniciada a dieta pastosa, na qual podem ser acrescentados o mingau, purê ou creme de frutas, de legumes e algumas proteínas. Com cerca de 45 dias de pós-operatório, costuma ser autorizada a ingestão de alimentos sólidos em pequenas porções.
Além disso, nos primeiros três meses da realização do procedimento, devem ser evitados alimentos como: café, chá-mate ou verde, pimenta, mostarda, sucos em pó, refrigerantes, chocolate, balas, chicletes, frituras e bebida alcoólica.
3) Exercícios físicos
A prática de exercícios físicos é tão importante no pós-operatório quanto a alimentação. Não só porque ajudam na perda de peso, mas também por evitarem a perda de massa magra. Assim, não há redução da força muscular e da sensação de vitalidade.
4) Remédios prescritos pelo médico
Para aliviar as dores e reduzir a formação de úlceras no estômago, o profissional de saúde poderá prescrever analgésicos e antiácidos líquidos. Dessa forma, é fundamental seguir as recomendações médicas quanto ao uso e a dosagem.
5) Acompanhamento multidisciplinar
Diferente do que muitos imaginam, o acompanhamento médico após a cirurgia bariátrica deve permanecer por toda a vida. Com isso, é possível avaliar a evolução do paciente e evitar ser surpreendido por complicações ou doenças.
6) Exames regulares
Como forma de acompanhar e medir o sucesso da cirurgia, o paciente precisará realizar exames periódicos para verificar os níveis de vitaminas, minerais, glicemia, condições cardiovasculares, respiratórias, circulatórias e a qualidade renal.
Assim, ao seguir todas esses cuidados, a cirurgia bariátrica por bypass gástrico tende a ser um sucesso, você minimiza as chances de ocorrerem complicações ou de voltar a ganhar peso.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!