Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, um dos principais motivos que afastam os pacientes da cirurgia bariátrica é o medo. Contudo, a taxa de mortalidade é baixa, sendo menor que 3%.
Neste sentido, devem ser observados os benefícios que podem ser alcançados ao realizar esse tratamento. Assim, preparamos este post para explicar cada uma dessas vantagens percebidas por quem já realizou a gastroplastia.
1) Perda e manutenção do peso
De acordo com estudos, mais de 90% dos pacientes com obesidade grave e que passaram pela cirurgia conseguiram manter 50% ou mais da perda de excesso de peso. O mesmo estudo aponta que, para casos de obesidade severa, 80% das pessoas mantiveram mais de 50% do peso corporal.
2) Longevidade
Em comparação aos portadores de obesidade severa que não se submeteram à cirurgia bariátrica, os indivíduos operados têm um risco menor de morte. Então, no que tange à mortalidade, o percentual de redução chega a 89%.
3) Resolução de doenças
Uma das explicações para essa diminuição na taxa de mortalidade é a melhora considerável das doenças causadas ou agravadas pela obesidade, tais como, hipertensão, diabetes, apneia do sono, artrite, colesterol alto, estase venosa, doença hepática gordurosa, entre outros.
4) Melhora na qualidade de vida
Com a redução do peso corporal e a resolução de patologias coexistentes, o paciente percebe uma significativa melhora na sua qualidade de vida, incluindo, melhor mobilidade, auto-estima, interações sociais e função sexual.
Ademais, em razão da mudança física e psicológica, o indivíduo tende a abandonar o isolamento e passa a se relacionar com as pessoas, encontra um emprego e deixa de se sentir incapaz, afastando a depressão e a ansiedade.
5) Fertilidade
Além de melhorar a função sexual e a auto-estima, o paciente passa a criar relacionamentos íntimos, o que pode vir a gerar filhos. Ademais, boa parte dos nossos hormônios estão diretamente ligados aos níveis de gordura corporal. Então, com o emagrecimentos, eles se elevam.
6) Redução no uso de remédios
Geralmente, pacientes obesos fazem uso de um verdadeiro coquetel de remédios, seja para controlar as doenças causadas pela obesidade ou para buscar a própria redução de peso. Como os objetivos são alcançados pela gastroplastia, os medicamentos são descartados.
7) Mudança de hábitos
Com a obesidade não tratada, o indivíduo tende a ter maus hábitos de vida, como uma alimentação desequilibrada, falta de exercícios físicos, ausência de convívio social, etc. Dessa forma, após a cirurgia, todos esses problemas são sanados.
Ainda, para que consiga alcançar a redução de peso corporal, é necessário que ele passe a ter uma dieta saudável e pratique atividades físicas. Após o pós-operatório, é comum que os pacientes mantenham os bons hábitos e mudem de vez a sua rotina.
Portanto, após a leitura deste post, você já conhece os principais benefícios alcançados pela realização da cirurgia bariátrica. Assim, é inegável a forma como ela pode transformar a vida de um indivíduo que sofra com a obesidade.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!