cirurgia bariátrica

7 perguntas frequentes sobre cirurgia bariátrica

Com a evolução tecnológica da medicina, diversos tratamentos foram beneficiados com novas técnicas e recursos, como no caso da obesidade. Atualmente, a cirurgia bariátrica é a alternativa mais eficiente para tratar pacientes com obesidade mórbida.

Contudo, em razão da complexidade do procedimento, ainda existem muitas dúvidas sobre ela. Para ajudar você a encontrar a resposta para suas perguntas, preparamos este post.

1) Após a cirurgia bariátrica, quando retornarei ao trabalho?

Na maioria dos casos, os pacientes recebem a alta hospitalar após duas semanas de internação, Porém, isso não significa que deve retornar imediatamente a sua rotina normal, pois é necessário que este recomeço seja feito de forma gradual.

2) Posso praticar exercícios após a gastroplastia?

Pode! Na verdade, o corpo já precisa ser movimentado ainda no período de internação, mesmo que com curtas caminhadas. Depois de receber a alta, as atividades físicas são liberadas, desde que feitas com moderação e sem exercícios de alto impacto.

Ainda, é o seu cirurgião que dará as instruções do pós-operatório. Normalmente, você está liberado para a prática de exercícios leves e sem levantamentos de peso.

3) Após o procedimento, vou precisar tomar medicamentos?

Sim. Em alguns casos, meses após a operação, os pacientes desenvolvem o quadro de deficiência de vitamina B12. Por isso, a suplementação vitamínica e a reposição de ferro são obrigatórias para quem se submeter à cirurgia bariátrica.

4) É possível voltar a engordar depois da cirurgia?

É possível, pois a gastroplastia não impede que o paciente retorne aos maus hábitos alimentares. No pré e no pós-operatório, a equipe médica dá diversas orientações e, dentre elas, está a manutenção de uma alimentação saudável e a prática de exercícios.

Quando estes hábitos são abandonados, é perfeitamente possível que o paciente volte a engordar. Contudo, é normal que, mesmo seguindo as orientações médicas, haja uma recuperação de até 10% do peso final atingido.

5) Quem tem diabetes tipo 2 tem maior risco de complicações?

Infelizmente sim. Porém, o seu caso será avaliado pela equipe médica e, se estiver apto ao procedimento, basta seguir as orientações dos profissionais para evitar problemas. Geralmente, pacientes diabéticos percebem grande melhoria e até a remissão da doença

6) A perda de cabelo é um efeito colateral da gastroplastia?

Na maioria dos casos, é comum que haja uma leve perda de cabelo entre os seis primeiros meses após a cirurgia. Este efeito colateral ocorre mesmo que você faça corretamente a suplementação.

Ainda não há uma explicação para essa condição, mas essa perda é temporária. Além disso, com a ingestão dos nutrientes necessários, o cabelo voltará a crescer após alguns meses.

7) Preciso fazer dieta antes da cirurgia?

Sim. Geralmente, o paciente precisa seguir uma dieta especial antes de realizar a cirurgia bariátrica. A razão para tal está na necessidade em reduzir o tamanho do fígado e diminuir a presença de gordura no abdômen, o que torna o procedimento mais seguro

Pronto! Provavelmente, você encontrou a resposta para suas dúvidas ao ler este post. Não se preocupe, esses questionamentos são muito comuns entre as pessoas que pretendem se submeter à cirurgia bariátrica..

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe