Após cirurgias abdominais, é necessário fechar as incisões que possibilitaram o acesso à cavidade abdominal. Por mais bem feita que seja a sutura, o tecido local não fica íntegro após o procedimento. Tal situação é favorável para o desenvolvimento de uma hérnia incisional.
No local da cicatriz, a parede do abdômen pode enfraquecer e, progressivamente, se alargar. Com isso, alguns órgãos do abdômen se projetam através do orifício da cirurgia, causando uma hérnia incisional.
As hérnias incisionais não acontecem somente nas cirurgias abertas e com cortes maiores. Até mesmo em procedimentos laparoscópicos o paciente pode apresentar um quadro de hérnia incisional. A laparoscopia é um tipo de cirurgia minimamente invasiva, cujas incisões e cicatrizes são pequenas.
Esse tipo de herniação pode ocorrer em função de qualquer incisão realizada na parede anterior abdominal. Entretanto, é mais comum em casos de cirurgias contaminadas, a exemplo de apendicite supurada, procedimentos com infecção pós-operatória, repouso inadequado após a cirurgia, além de pacientes com deficiência nutricional.
O abdômen também tende a ficar mais suscetível à hérnia incisional em cirurgias obstétricas, de vias biliares e do trato digestivo.
O tratamento dessa condição costuma ser cirúrgico. Continue a leitura para descobrir os principais cuidados operatórios após a cirurgia de reparo da hérnia incisional.
Cuidados após a cirurgia de hérnia incisional
1# Respeite o período de repouso
A cirurgia de hérnia incisional é rápida, segura e de pequeno porte. No entanto, por mais que a hérnia incisional seja menor e simples de operar, para diminuir o risco de complicações pós-cirúrgicas, é importante respeitar o tempo de repouso orientado pelo cirurgião.
2# Evite esforços excessivos
Lembre-se que a hérnia incisional pode ter sido causada pelo levantamento de peso, esforços repetitivos, movimentação demasiada e outras atividades que prejudicaram o processo cicatricial. Você não quer ter problemas com cicatrização novamente, certo? Então, vale a pena não se esforçar demais no pós-operatório.
3# Não fume
Durante a recuperação, procure não fumar. O cigarro pode desencadear alterações respiratórias e provocar tosse. O esforço da tosse é muito prejudicial, pois pode forçar os pontos e prejudicar a cicatrização da nova incisão. Além disso, o tabaco é um elemento que altera o processo natural de recuperação do organismo.
4# Alimente-se bem
A boa alimentação é fundamental para um pós-operatório tranquilo e livre de complicações. Através dos alimentos, é possível fortalecer o sistema imunológico e obter nutrientes necessários para a reparação do trauma cirúrgico, mesmo que a incisão operatória seja pequena. Cumpre salientar que alimentos gordurosos e açucarados devem ser evitados.
5# Cuide da higiene local
A área operada deve ser higienizada corretamente, conforme as orientações do cirurgião. Se os curativos estiverem secos, a recomendação de praxe é não trocá-los nos primeiros dias. Caso fiquem úmidos, a substituição é indicada para diminuir o risco de infecção pós-operatória.
6# Converse com seu médico
O médico deve ser seu grande aliado antes, durante e depois da cirurgia. Converse com ele, caso haja alguma dúvida ou você note qualquer anormalidade na região operada. A dor moderada é comum em cirurgias de pequeno porte. No entanto, caso o desconforto seja excessivo e vier acompanhado de febre e secreção no local da cirurgia, não hesite em procurar o cirurgião imediatamente, pois esses são sinais infecção.
Quer saber mais sobre hérnia incisional? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!