bypass gástrico

O que é bypass gástrico?

Também conhecido como bypass em Y de Roux ou cirurgia de Fobi-Capella, o bypass gástrico é, de acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), a técnica de cirurgia bariátrica mais utilizada no Brasil, correspondendo, hoje,  a 75% das cirurgias feitas no país.

Indicado para indivíduos com obesidade diagnosticada, esse procedimento cirúrgico consiste em grampear uma parte do estômago, fazendo com que a pessoa passe a comer menos (pois o estômago está menor e não caberá mais a mesma quantidade de comida lá dentro), além de estimular a produção de hormônios que fazem com que o paciente se sinta saciado, mesmo quando ingere uma quantidade menor de alimentos.

De forma geral, trata-se da técnica mais popular para os pacientes que sofrem com os problemas da obesidade, visto que o excesso de peso pode provocar diversos problemas de saúde, como colesterol alto, diabetes e infarto, entre outros.

Quer saber mais sobre esse procedimento cirúrgico? Confira nesse artigo todas as informações!

Para qual perfil de paciente o bypass gástrico é indicado?

Esse procedimento cirúrgico é indicado apenas para pacientes em situação de obesidade grave ou mórbida, isto é, que apresentam Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 40. Em alguns casos, o método também pode ser aplicado em pacientes que apresentam IMC menor, entre 35 e 40, quando há associação de comorbidades, doenças associadas ou agravadas pelo quadro de obesidade. As comorbidades mais frequentes são: hipertensão arterial, diabetes, dores nas articulações ou coluna, apnéia do sono, refluxo grave do estômago, colesterol alto, depressão, etc.

Como funciona esse tipo de cirurgia?

Com essa técnica, a parte inicial do estômago do paciente é grampeada e um pequeno desvio é realizado na parte inicial do intestino delgado. Estas alterações promovem um aumento significativo na saciedade precoce e tardia. Com esta técnica, uma alteração na produção de alguns hormônios é atingida, com aumento de hormônios que promovem saciedade e diminuição dos hormônios que aumentam a nossa fome. De forma geral, com esse procedimento é possível perder até 70% da gordura corporal. Para o sucesso do tratamento, o acompanhamento da equipe multidisciplinar e a dieta contínua são medidas fundamentais.

Quais são os resultados oferecidos pela cirurgia?

Entre os resultados do processo cirúrgico estão a perda de peso e a alteração da relação que o paciente apresenta com os alimentos. Isto é, após a cirurgia, o indivíduo passa a ter um estômago menor e um ambiente hormonal mais equilibrado, e isso faz com que ele se sinta satisfeito comendo menos. Além disso, quando essa pessoa ingere alimentos muito gordurosos, é comum que sinta desconforto e enjoos.

De acordo com pesquisadores do Imperial College London, uma das melhores universidades da Europa, o bypass gástrico também faz com que os pacientes emagreçam porque provoca a diminuição da vontade de comer por prazer e, consequentemente, é comum que essas pessoas já não tenham mais tanta vontade de comer alimentos muito gordurosos ou doces.

Quer saber mais? Estou à disposição para responder dúvidas que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral especialista em cirurgia bariátrica no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe