calculo na vesicula

O que é cálculo na vesícula, quais os sintomas e tratamentos

A vesícula biliar é um pequeno órgão integrante do sistema digestivo. Ela fica localizada perto do fígado e a sua principal função é o armazenamento da bile. A bile, por sua vez, é um líquido composto por múltiplas substâncias, entre elas o colesterol.

Por falar em colesterol,  ele é responsável por aproximadamente 75% de todos os casos de formação de cálculos biliares, as famosas pedras na vesícula. Alguns desses cálculos se acomodam no órgão e permanecem assintomáticos por muito tempo. Outros se alojam no duto biliar e acabam bloqueando o fluxo da bile para o intestino, gerando assim sintomas incômodos.

Quando isso acontece, as manifestações podem ser muito intensas, demandando um tratamento efetivo para alívio do desconforto e prevenção de maiores complicações. Quer descobrir quais são os principais indícios de cálculo na vesícula e os tratamentos possíveis para o quadro? Leia o artigo e descubra.

O que pode causar o cálculo na vesícula?

Diversos fatores podem estar relacionados à alteração da composição da bile, o que favorece a formação dos cálculos biliares. Entre os aspectos que podem contribuir para o desenvolvimento das pedras na vesícula estão a dieta rica em gordura e carboidratos, alimentação pobre em fibras, vida sedentária, colesterol alto, hipertensão, obesidade, diabetes, sobrepeso.

Outras questões associadas à formação dos cálculos são a predisposição genética, uso prolongado de anticoncepcionais, nível elevado de estrogênio, o que justifica a maior incidência do cálculo biliar em pessoas do sexo feminino.

Quais são os sintomas mais comuns?

Como já mencionei, muitos casos são silenciosos e não apresentam sintomas, entretanto, há os que evoluem de forma sintomática e provocam manifestações como dor forte do lado direito superior do abdômen. Essa dor pode irradiar para as costelas, parte de cima da caixa torácica e, até mesmo, para as costas.

A sensação dolorosa tende a intensificar após as refeições, com picos de intensidade que variam. Algumas pessoas chegam a apresentar, além da cólica, episódios de febre, náuseas, vômitos e fraqueza.

Quais são os tratamentos possíveis?

O tratamento paliativo se baseia no uso de medicação para alívio da dor e enjôo.  No entanto, o tratamento mais efetivo para resolver o problema é a realização de cirurgia (colecistectomia).

Durante muito tempo, essa cirurgia foi realizada de maneira convencional, através de técnica aberta no abdomen. Com a evolução técnica e tecnológica da medicina, hoje em dia é possível fazer o procedimento de forma mais rápida e segura por meio de videolaparoscopia.

O procedimento videolaparoscópico é menos invasivo e oferece  benefícios como pequenas incisões e, portanto, menores cicatrizes. Além disso, há menor trauma, riscos reduzidos de complicações como hemorragias e infecções, período curto de internação e breve retorno às atividades normais.

Até que a cirurgia seja feita, recomenda-se adotar uma dieta livre de gorduras para evitar as crises de cólica.

Quer saber mais sobre pedra na vesícula? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!