cálculo na vesícula

Cálculo na vesícula: quando a cirurgia é indicada?

O cálculo na vesícula é aquele tipo de problema de saúde que, quando os sintomas aparecem, é porque a doença já alcançou um estágio avançado.

Conhecido também como pedra na vesícula ou cálculo biliar, este tipo de patologia é causada pela presença de pequenas pedras na vesícula e nos ductos biliares.

A primeira manifestação da doença é dor forte do lado direito superior do abdome e nas costas. Este quadro geralmente acontece quando as pedras se alojam nas vias biliares. A crise permanece enquanto a pedra não for retirada.

Em alguns destes casos, não há jeito: é indicada a cirurgia para a retirada da vesícula. A boa notícia é que, atualmente, com o emprego da videolaparoscopia, o procedimento tornou-se altamente seguro e minimamente invasivo.

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre este tipo de cálculo e em qual situação deve-se realizar o procedimento cirúrgico. Acompanhe!

O que é o cálculo na vesícula?

O cálculo na vesícula caracteriza-se pela presença de sedimentos formados por substâncias presentes na bile, que é produzida pelo fígado. Isso acontece quando este órgão é sobrecarregado. Esses sedimentos formam pequenas pedras, que podem se alojar na vesícula ou nos canais biliares.

Quando localizados nos ductos biliares, eles impedem a passagem da bile para o intestino, provocando inflamação e uma dor forte no abdome, chamada de cólica biliar.

Quando a cirurgia é indicada?

O diagnóstico do cálculo biliar é feito a partir da percepção de dor e pressão na região em que o órgão se localiza, além de fezes gordurosas, que boiam, além de diarreia frequente. Diante do quadro, o médico pode pedir exame de ultrassonografia para averiguar a presença de sedimentos na vesícula ou nas vias biliares.

Em alguns casos, os cálculos se dissolvem sozinhos, não trazendo muitos sintomas para o paciente. No entanto, quando há a presença de dor, significa que o cálculo se deslocou para as vias biliares, o que pode causar inflamação na vesícula e no pâncreas se não for tratado.

A crise de cólica permanece enquanto a pedra estiver no ducto biliar, só passando se ela se deslocar novamente para a vesícula ou ir para o intestino.

Quando o sedimento formado é constituído basicamente por colesterol, há a possibilidade de emprego de medicamentos específicos para a sua dissolução.

A cirurgia de retirada da vesícula é realizada quando o uso de medicamentos para diluir as pedras não foi eficiente. A realização do procedimento, neste caso, é necessário e urgente, podendo salvar a vida do paciente.

Para evitar uma possível crise, procure pelo médico, assim que perceber sintomas, como:

• diarreia frequente;
  • peso na região abdominal, após comer alimento gorduroso;
  • dor após a alimentação;
  • náuseas e vômitos.

Alguns fatores específicos podem ser responsáveis pelo surgimento do cálculo na vesícula. Entre eles estão:

• alimentação rica em gorduras;
  • obesidade;
  • diabetes;
  • hipertensão;
  • hábito de fumar;
  • elevação do nível do hormônio estrogênio;
  • predisposição genética.

Se um destes fatores estão presentes na sua vida, converse com o seu médico e previna-se.