câncer de cólon

8 fatores de risco para o câncer de cólon

O câncer de cólon é caracterizado pela presença de tumores malignos no cólon, isto é, na porção média do intestino grosso, que vai do ceco ao reto.

Esse tipo de neoplasia é uma das mais incidentes do mundo. Estimativas revelam que todos os anos são diagnosticados mais de um milhão de novos casos. Muito, não?

O câncer de cólon é curável em boa parte dos casos, quando é diagnosticado precocemente. Uma das melhores maneiras de chegar ao diagnóstico precoce é se informando sobre os fatores de risco da doença. Leia o texto, a seguir, e descubra quais são os aspectos que influenciam no desenvolvimento desse câncer.

Fatores de risco do câncer de cólon

1# Má alimentação

Um dos fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de cólon é a má alimentação. Dieta rica em alimentos defumados, embutidos e enlatados aumenta a propensão à doença. O excesso de gorduras, corantes, conservantes e outros aditivos também representam perigo, assim como a baixa ingestão de fibras. Por outro lado, um cardápio composto por frutas, legumes, verduras e cereais protegem o intestino, pois facilitam a evacuação, aceleram o trânsito intestinal e reduzem o tempo de contato do órgão com substâncias carcinógenas.

2# Sedentarismo

Pessoas sedentárias estão, sim, mais sujeitas a desenvolver esse tipo de neoplasia. Uma das razões para que isso aconteça consiste no fato de que o sedentarismo está intimamente associado ao sobrepeso e obesidade. Esses são dois outros aspectos que também influenciam no desenvolvimento de tumores malignos no cólon e no reto.

3# Pólipos

Os pólipos são nodulações benignas, que se desenvolvem na parede interior do cólon e do reto. Aproximadamente 60% dos pólipos são adenomas com potencial para evoluírem com malignidade. O risco aumenta em casos de câncer colorretal na família, ou idade superior a 50 anos. O ideal é que, assim que forem diagnosticados, os pólipos intestinais sejam removidos.

4# Idade

Em relação ao câncer no intestino, quanto maior é a idade, mais elevado é o risco. Apesar desse tipo de câncer ser mais frequente em pessoas a partir dos 50 anos, ele também pode atingir indivíduos mais jovens.

5# Histórico clínico e familiar

A história pessoal de outros tipos de câncer aumenta o risco de tumor maligno no cólon. Por exemplo, mulheres que já tiveram neoplasia no útero, nas mamas ou no endométrio são mais suscetíveis ao câncer colorretal. O histórico familiar também conta! Casos de câncer de cólon na mesma família aumentam as chances de desenvolvimento da doença no indivíduo.

6# Doença inflamatória intestinal

Enfermidades, como a retocolite ulcerativa e a Doença Crohn, provocam inflamações de teor benigno no intestino. Entretanto, indivíduos com esse tipo de doença possuem maior  risco de apresentar câncer de cólon no futuro.

7# Tabagismo

Entre os fatores de risco mais conhecidos do câncer de cólon está o tabagismo. Fumantes não apenas têm mais chances de desenvolver a doença, como também são mais propensos a morrer pela neoplasia, em comparação com não fumantes. Aliás, vale lembrar que o cigarro contém diversas substâncias cancerígenas e está associado a muitos outros tipos de câncer, como o de pulmão, boca, laringe, faringe, estômago, etc.

8# Alcoolismo

Este câncer também está ligado ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas. A recomendação geral, para manter a saúde do intestino, é que mulheres consumam o limite diário de uma dose, enquanto os homens duas doses de álcool por dia.

Quer saber mais sobre o câncer de cólon? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!