cirurgia bariátrica

Como a cirurgia bariátrica pode ser aplicada para tratamento do câncer

O número de obesos aumenta anualmente e chega a a obesidade é, hoje, considerada uma epidemia mundial.  Doenças cardiovasculares, diabetes e câncer são condições comprovadamente associadas ao excesso de peso. A cirurgia bariátrica é a opção de tratamento mais eficiente para quem tem obesidade mórbida e já tentou perder peso com outros métodos sem sucesso.

O procedimento tem grande índice de resultados positivos e só é realizado com um tratamento anterior e posterior a cirurgia para que o paciente possa se adaptar a uma nova realidade de vida. Mais do que diminuir peso radicalmente, a cirurgia bariátrica é indicada para o tratamento de outras doenças relacionadas à obesidade, como o câncer.

A cirurgia bariátrica e o câncer

Há estudos que vem observando o aumento do risco de câncer em pacientes com obesidade, em especial os que possuem histórico familiar. Sem a perda de peso pelos métodos clínicos tradicionais, o paciente se torna mais vulnerável a desenvolver câncer. Diversos estudos já estabeleceram associação com incidência aumentada de câncer do estômago, mama, útero e intestino grosso.

Diante desse quadro, a cirurgia bariátrica vem sendo uma excelente opção terapêutica contra os riscos de se adquirir um câncer a médio e longo prazo. A técnica bypass, que é a mais utilizada no mundo, vem diminuindo a mortalidade não só de doenças secundárias como as cardiovasculares e o diabetes, como também o câncer.

Entre as mulheres, a intervenção cirúrgica também é capaz de evitar o surgimento do câncer de mama e de útero. Há estudos que indicam queda da mortalidade entre as mulheres que realizaram a bariátrica, com índice muito superior as obesas em tratamentos clínicos.

Um dos motivos para a ação positiva contra o câncer é o controle do estado inflamatório existente na obesidade. A regulação do eixo endócrino dos hormônios sexuais, que também agem para normalizar a insulina no sangue, é outro fator importante neste cenário.

Os efeitos positivos na cirurgia bariátrica

O paciente que passa por uma cirurgia bariátrica tem significativa melhora na pressão arterial, nos índices de lipídios no sangue e de ácido úrico, das dores articulares, dentre outros benefícios. Ela reequilibra o organismo do paciente, com o controle rigoroso da quantidade de comida ingerida e de sua qualidade, já que o operado tem reações negativas com alguns tipos de comida, especialmente os carbohidratos (açúcares).

A obrigatoriedade de uma alimentação mais nutritiva e em pequenas porções, não só diminui o peso corporal de forma muito rápida, como também deixa o corpo mais saudável e com o sistema imunológico mais forte. Após os primeiros meses pós-operatórios, em que há uma readaptação alimentar e efeitos colaterais, já é possível perceber os bons resultados na saúde como uma maior disposição e sensação de leveza.

Em curto prazo, o paciente já percebe o controle da diabetes e da pressão arterial e, em médio e longo prazo, conquista maior expectativa de vida pela diminuição da incidência de câncer.