Cirurgia bariátrica

5 cuidados após a cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica, também chamada de gastroplastia, redução de estômago ou cirurgia de obesidade, é um procedimento cirúrgico voltado para a diminuição do peso e gordura em pessoas com o Índice de Massa Corpórea (IMC) muito alto.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, esse tipo de operação é indicada para pacientes com IMC acima de 35 Kg/m² e que tenham comorbidades associadas, como problemas hepáticos, cardíacos, articulares, etc.

 A bariátrica também é recomendada para quem apresenta IMC superior a 40 Kg/m² e não tenha obtido êxito na diminuição de peso em dois anos de tratamento clínico, incluindo exercícios, dieta e uso de medicação.

A cirurgia bariátrica pode ser realizada a partir de diferentes técnicas e os resultados costumam ser bastante satisfatórios na maioria dos casos, entretanto, para que os resultados sejam realmente positivos, é necessário adotar alguns cuidados depois do procedimento. Leia o artigo completo e descubra quais são os cuidados recomendados para reduzir o risco de complicações e efeitos colaterais.

Pós-operatório imediato

Nos primeiros dias pós-cirurgia bariátrica é importante conciliar a hidratação com a nutrição adequada. As porções devem ser pequenas e leves. Inicialmente, a alimentação é exclusivamente líquida.

Após  dias, a dieta passa a ser pastosa, depois branda, até que o paciente operado seja liberado para introduzir os alimentos sólidos. De modo geral, o período de adaptação dura de 30 a 45 dias.

Repouso nas primeiras semanas

De 6 a 8 semanas depois da cirurgia, o ideal é que o paciente não faça grandes esforços físicos, como levantar peso, por exemplo. Entretanto, isso não significa que ele não deva se movimentar. Pelo contrário! É preciso caminhar para evitar problemas como a trombose.

Correções estéticas

Quem perde muito peso costuma ficar com excesso de pele sobrando. Isso não causa grandes riscos à saúde, porém, compromete a estética e autoestima. A boa notícia é que, se houver indicação, o paciente pode se submeter a uma cirurgia plástica posteriormente.

Manutenção das emoções em ordem

O suporte psicológico é necessário antes e depois da cirurgia. Apesar do emagrecimento proporcionar maior qualidade de vida, nem sempre é fácil lidar com tantas mudanças. Diante disso, é essencial manter o emocional em ordem para alinhar expectativas, aceitar as transformações físicas e psicológicas, estabelecer uma relação saudável com os alimentos e, até mesmo, evitar o reganho de peso.

Cuidados vitalícios

Os pacientes que se submetem à cirurgia bariátrica devem fazer acompanhamento nutricional para o resto da vida, a fim de manter uma dieta adequada em termos quantitativos e qualitativos.

Toda cirurgia bariátrica pode resultar em desdobramentos nutricionais nocivos, como deficiência de vitamina D, anemia por falta de ferro, ácido fólico ou vitamina B12 e, até mesmo, desnutrição. Justamente por isso, os pacientes precisam contar com o auxílio do nutricionista para  fazer as devidas reposições vitamínicas.

Quer saber mais sobre cirurgia bariátrica? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

Comentários
Dr. Felipe Malafaia

Posted by Dr. Felipe Malafaia