cirurgia bariátrica

5 hábitos que devem ser adotados após a realização da cirurgia bariátrica

Nos últimos cinco anos, o número de cirurgias bariátricas, no Brasil, subiu aproximadamente 47%. Não é difícil compreender o motivo. Esse tipo de procedimento não contribui apenas para a diminuição do peso. A bariátrica tem devolvido o bem-estar, a saúde e autoestima para aqueles que sofrem há muito tempo com o excesso de peso e com doenças associados à obesidade.

Optar pela cirurgia bariátrica é uma decisão que tem impactos para a vida inteira, principalmente porque as ações para a perda de peso não são encerradas na mesa de cirurgia. Para alcançar e manter bons resultados, é necessário adotar hábitos permanentes e, assim, evitar o reganho de peso.

Por falar nisso, depois da operação, cerca de  50% dos pacientes têm algum grau de ganho de peso, sendo que 5% deles voltar a ganhar todo peso eliminado. Para impedir que isso aconteça com você, caso venha a se submeter à cirurgia bariátrica, veja as principais atitudes necessárias após a realização do procedimento.

Hábitos importantes após a cirurgia bariátrica

1# Respeite o pós-cirúrgico

O primeiro passo para fazer a cirurgia dar certo é respeitar o pós-cirúrgico. Converse com seu médico acerca do repouso, dieta pós-cirurgica, necessidade de fisioterapia e uso de medicações. Respeite as orientações do especialista e siga as recomendações. Pode parecer muito difícil adotar o cardápio líquido e pastoso, mas tenha em mente que é só uma fase e que logo passará. Seu organismo precisa desse período de adaptação e transição.

2# Diminua as porções

Ainda que determinado alimento te atraia e a vontade de comer seja forte, compreenda que seu estômago não suporta as mesmas quantidades ingeridas, como antes da cirurgia. Não precisa abrir mão do prazer de se deliciar com o que gosta, mas faça isso com equilíbrio e no momento em que seu médico permitir.

Infelizmente, você poderá passar mal, caso exagere na porção. Além disso, grandes quantidades de alimento aumentam as chances de reganho de peso. A palavra de ordem é: reeduque sua alimentação.

3# Aposte na suplementação

Após a cirurgia bariátrica, o corpo passa por diversas alterações metabólicas, por causa da nova configuração do estômago e devido à introdução de novos hábitos alimentares. Por isso, costuma haver a necessidade de suplementação de vitaminas e sais minerais. Geralmente, é preciso repor nutrientes, como ferro, ácido fólico, vitamina B e D. Conte com o auxílio do nutricionista neste processo.

4# Cuide da sua mente

O emagrecimento começa na mente e parte de uma decisão consciente. Não adianta realizar a cirurgia bariátrica se não houver suporte psicológico antes, durante e após o procedimento. A realização da cirurgia bariátrica envolve o trabalho de equipe multidisciplinar, que inclui a importante participação do psicólogo. Sendo assim, depois da operação, é indispensável continuar mantendo a mente saudável, afinal, o sucesso do procedimento não depende apenas de mudanças alimentares. Também são necessárias mudanças comportamentais, sociais e emocionais.

5# Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos, aos poucos, deve ser inserida na rotina de quem passa pela cirurgia bariátrica. Fazer exercícios contribui para a manutenção da boa forma, melhora o condicionamento físico, aumenta o tônus muscular, fortalece os ossos e promove a sensação de prazer e realização, sendo essencial para a recuperação no pós-bariátrica.

Quer saber mais sobre cirurgia bariátrica? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

 

O que deseja encontrar?

Compartilhe