cirurgia bariátrica

Qual é o peso mínimo e máximo permitidos para a realização da cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é a intervenção mais comum para a perda de peso em excesso. Ela provoca alterações no estômago e no sistema digestivo, que limitam a quantidade de comida capaz de ser ingerida, levando à perda de peso.

Pensando nisso, elaborei este artigo para tratar do tema, orientando sobre o peso mínimo e máximo permitidos para a realização da cirurgia bariátrica. Acompanhe a leitura e descubra se você é um candidato à realização do procedimento.

A cirurgia bariátrica não é para todos

Embora este tipo de cirurgia possa parecer muito atraente, a bariátrica não é para todos. Como qualquer procedimento altamente invasivo, ela oferece riscos significativos para a saúde do paciente.

Além disso, o sucesso a longo prazo depende da capacidade do paciente em realizar mudanças permanentes no seu estilo de vida. Quando você quer ser considerado apto para a cirurgia bariátrica, é preciso passar por uma avaliação completa, que irá determinar a elegibilidade para o procedimento.

Você precisa ter tentado de tudo

Antes de considerar a bariátrica, é preciso haver certa “luta” por parte do paciente para a perda de peso. Estou falando de praticamente tudo. Exercícios constantes, dieta rigorosa, e até acompanhamento medicamentoso, caso necessário.

O paciente precisa saber que a cirurgia bariátrica será a última opção para a perda de peso. Além de ser uma cirurgia (o que por si só já pode trazer complicações), o paciente tem que se adaptar à nova vida, isso inclui questões emocionais.

O peso mínimo para realizar a bariátrica

Anteriormente, a resolução 2.131/15 determinava que o peso mínimo para a cirurgia bariátrica era de 123 quilos. Com a evolução das normas médicas, o peso mínimo passou a ser 108 quilos. Isso para uma pessoa com até 1,75 de altura.

“…pacientes com o IMC maior de 35kg/m2 e portadores de comorbidades…” (resolução 2.131/15).

Sua condição médica é levada em conta

Alguns problemas de saúde aumentam os riscos da cirurgia, ou podem ser agravados por ela. Doenças preexistentes, como coágulos sanguíneos, doenças do fígado, problemas cardíacos, pedras nos rins e deficiências nutricionais são alterações que contraindicam a realização da intervenção. Além disso, também é avaliado se o paciente faz consumo frequente de medicamentos, além de hábitos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas e de cigarro.

Você será avaliado para apneia do sono , além de receber a solicitação de exames físicos e de testes laboratoriais. Os resultados desses exames podem ajudar a determinar a elegibilidade para a cirurgia bariátrica.

Por fim, saiba que seu estado psicológico também é considerado importante. Certas condições de saúde mental podem contribuir para a obesidade ou dificultar a manutenção dos benefícios de saúde oferecidos pela cirurgia bariátrica. As alterações mentais avaliadas incluem o transtorno de compulsão alimentar periódica, abuso de substâncias, transtornos de ansiedade, depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar grave e questões relacionadas ao abuso sexual na infância.

O médico pode optar por adiar a cirurgia bariátrica, para garantir condições mais adequadas ao paciente que sofre de tais transtornos. Lembre-se que tudo isso pode acarretar sérias complicações futuras, mesmo se a cirurgia for bem-sucedida.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
cirurgião geral no Rio de Janeiro!