Quando o tema é cirurgia bariátrica, é comum que a maioria das pessoas fique em dúvida sobre qual é a melhor técnica (Sleeve ou Bypass Gástrico). De todo modo, vale lembrar que apenas uma avaliação criteriosa e após realizar os exames pré operatórios, é possível indicar qual é o melhor tipo de procedimento cirúrgico para cada caso. É na consulta médica que o cirurgião estuda o caso, checa os exames e, após a avaliação da equipe multidisciplinar, avalia a técnica mais indicada especificamente para cada paciente.
Sleeve ou Gastrectomia Vertical: o que é?
O Sleeve é uma cirurgia que consiste na remoção de cerca de 80% do estômago do paciente. O objetivo é promover uma maior saciedade com um consumo menor de alimentos. Um grande impacto desta cirurgia é o efeito metabólico obtido, com mudanças em hormônios que diminuem a nossa fome e promovem maior saciedade, além de melhorar a sensibilidade da insulina nos tecidos do nosso corpo. Entre as vantagens, estão a perda de peso de forma acelerada e a diminuição do apetite. Porém, entre as desvantagens está o fato de que se trata de um procedimento definitivo, que não podendo ser revertido, e de eventualmente causar deficiências de vitaminas a longo prazo.
Dessa forma, fica a questão: será que essa é a melhor opção de cirurgia? Confira nesse artigo todas as informações sobre o tema!
VANTAGENS
- Diminui a capacidade de armazenamento do estômago;
- A perda de peso é rápida e substancial;
- Normalmente o paciente opera em um dia e tem alta hospitalar no dia seguinte;
- Induz uma mudança muito favorável nos hormônios intestinais que suprimem a fome, reduzem o apetite e aumentam a saciedade.
DESVANTAGENS
- O procedimento não pode ser desfeito;
- Também possui risco de deficiências nutricionais e de vitaminas;
- Quando comparado ao By-pass possui uma taxa de complicações precoces ligeiramente mais alta.
Bypass gástrico: o que é?
Atualmente, o Bypass gástrico é o tipo de cirurgia bariátrica mais comum no Brasil e no mundo, já que representa 75% dos procedimentos realizados no país. Com esse procedimento, que consiste em grampear o estômago para que ele fique menor, o paciente tem a vantagem da redução do apetite e o aumento na produção de hormônios que fazem com que ele se sinta mais saciado com menor quantidade de alimentos.
Entre as desvantagens está o déficit de vitaminas ao longo do tempo.
VANTAGENS
- Promove uma perda muito significativa de peso a longo prazo (60 a 80% do excesso de peso);
- A técnica é também restritiva, diminuindo a quantidade de alimentos que podem ser consumidos;
- A cirurgia induz um estado de maior gasto energético;
- Produz alterações favoráveis nos hormônios intestinais que reduzem o apetite e aumentam a saciedade.
DESVANTAGENS
- É uma técnica um pouco mais complexa que também, como as outras, técnicas, tem risco de intercorrências;
- Em paciente que não faz acompanhamento regular, o risco de desenvolver deficiências de vitaminas é maior;
Ou seja, todos os tipos de procedimentos cirúrgicos apresentam prós e contras. Dessa forma, para que você saiba qual o melhor tipo de cirurgia bariátrica, entre Sleeve ou Bypass gástrico, é essencial contar com o acompanhamento de um cirurgião especializado nessas técnicas.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral especialista em videolaparoscopia e cirurgia bariátrica no Rio de Janeiro!