Cirurgia Colorretal

Como é a cirurgia colorretal por videolaparoscopia?

A videolaparoscopia é uma técnica cirúrgica na qual o indivíduo é operado através de uma endocâmera de alta resolução, juntamente com pequenos instrumentos que são inseridos no corpo com o auxílio de trocartes, tubos que permitem a introdução dos aparelhos cirúrgicos.

As imagens ampliadas do campo operatório são visualizadas pelo cirurgião por meio de um monitor de vídeo, que permite a observação das estruturas e detalhes a serem operados.

Atualmente, várias cirurgias podem ser realizadas por videolaparoscopia, inclusive a operação colorretal. Saiba mais sobre esse procedimento cirúrgico.

Quais as vantagens da cirurgia colorretal por videolaparoscopia?

A videolaparoscopia colorretal é uma cirurgia minimamente invasiva. Como as incisões são bem pequenas, o risco de traumas é menor. Além disso, a recuperação é mais rápida, o pós-operatório é menos doloroso, as cicatrizes são mais discretas e os riscos de complicações são diminuídos em comparação às cirurgias abertas.

Segundo estudos atualizados, a videolaparoscopia colorretal apresenta uma baixa taxa de complicação (20%) e baixa mortalidade pós-operatória (1%). Ela é mais segura, inclusive, para o grupo de maior risco operatório, entre eles os idosos e obesos.

Como é feita a cirurgia colorretal?

A cirurgia colorretal, que é a cirurgia do intestino grosso, evoluiu bastante nos últimos anos e se tornou mais moderna e segura. Surgiram novos equipamentos, materiais e técnicas. Além disso, os cirurgiões estão cada vez mais preparados, o que aumenta a eficiência do procedimento no tratamento de doenças colorretais.

Qual é a abrangência dessa cirurgia?

A operação colorretal por videolaparoscopia é muito abrangente, pois pode tratar múltiplas doenças do intestino grosso, como a doença diverticular do cólon sigmoide, doença de Crohn íleo-cecal, retocolite ulcerativa, polipose familiar, prolapso retal completo, pólipos colorretais, entre outras enfermidades.

Para completar, em indivíduos com câncer do intestino grosso, a técnica videolaparoscópica pode ser utilizada com uma taxa de cura bem semelhante à proporcionada pela  cirurgia aberta, porém com mais benefícios pós-operatórios.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!