cirurgia vesícula biliar

Tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia da vesícula biliar

A cirurgia da vesícula biliar, denominada colecistectomia, é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada deste órgão cuja função principal é armazenar a bile (líquido produzido pelo fígado que é essencial para a digestão de gorduras no intestino).

De forma geral, é o tratamento cirúrgico indicado para pacientes que apresentam problemas como:

  • Inflamação na vesícula biliar;
  • Pedras na vesícula biliar (Colelitíase);
  • Lesões sugestivas de câncer na vesícula biliar;
  • Pólipos de vesícula biliar.

Vale ressaltar que é essencial ficar atento aos sintomas que indicam que algo está errado com a vesícula, e que podem ser: cólicas abdominais, inchaços na região da barriga, náuseas, vômitos, tontura, olhos amarelados,  além de dor aguda.

Quer saber mais sobre a cirurgia da vesícula biliar? Confira nesse artigo todas as informações e dicas que eu tenho para você!

Veja abaixo:

Como é feita a cirurgia da vesícula biliar?

O procedimento consiste, basicamente, na remoção da vesícula biliar. Atualmente, o método mais moderno é a colecistectomia videolaparoscópica, que se trata de um procedimento minimamente invasivo, onde o paciente tem uma recuperação rápida, como níveis de desconforto mínimos e com ótimo resultado estético (cicatrizes mínimas e pouco aparentes).

Para quem a colecistectomia é indicada?

Como dito anteriormente nesse artigo, esse procedimento cirúrgico é muito utilizado em pacientes que apresentam sintomas como dores abdominais, enjôo, náuseas, sensação de plenitude ou azia, que são consequência de pedras (cálculos) na vesícula. Pólipos e outras lesões também podem, eventualmente, apontar para o tratamento cirúrgico.

Entre os principais sintomas de inflamação na vesícula estão inchaços, gases, enjoo, tontura, dores agudas no abdômen, halitose (mau hálito), icterícia (coloração amarelada dos tecidos e das secreções orgânicas em decorrência da presença anormal de pigmentos biliares) e alterações na cor e no cheiro da urina.

Quando o problema é a colelitíase (presença de pedras na vesícula biliar), também é muito comum que o paciente sinta cólicas abdominais intensas e acompanhadas de vômito e tontura, além de problemas na digestão dos alimentos, em especial, após as refeições mais gordurosas.

Em relação ao câncer de vesícula, é muito comum que os pacientes com a doença apresentem perda excessiva de peso, olhos amarelados, febre, inchaços e coceira. Em todos os casos, é essencial que o indivíduo busque por um especialista em gastroenterologia para realizar os exames e investigar os sintomas.

Como funciona o pós-operatório dessa cirurgia?

De maneira geral, a cirurgia da vesícula biliar é um procedimento simples, que dura, em média, 40 minutos, dependendo do grau de inflamação e complexidade da cirurgia. O pós-operatório consiste no repouso e na ingestão de alimentos leves e que podem ser digeridos de forma fácil. O ideal é seguir à risca as recomendações do médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral especialista em videolaparoscopia no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe