cirurgião geral

6 doenças tratadas pelo cirurgião geral

O cirurgião geral é um profissional especializado em intervenções nas seguintes áreas de atuação: cirurgias abdominal, videolaparoscópica ou do trauma.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre algumas das doenças tratadas por este médico, para demonstrar a vastidão de sua área de atuação e para investigar a importância de seu trabalho. Confira.

Conheça 6 doenças tratadas pelo cirurgião geral

Como já comentamos no primeiro parágrafo, os cirurgiões gerais são especializados em doenças que acometem partes diversas do corpo humano, como:

Problemas de tireoide

A tireoide, glândula localizada na região do pescoço, é responsável pela produção de hormônios fundamentais e também pela regulação do metabolismo.

Ela está sujeita a padecer de diversas enfermidades. Em alguns casos, pode ser necessário fazer a extração total ou parcial da tireoide, em um processo que chamamos de tireoidectomia.

Obesidade

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, um em cada oito adultos é obeso. Os dados levam em consideração toda a população global, ou seja: realmente não podem ser ignorados.

O cirurgião geral, neste assunto, atua especialmente nas cirurgias bariátricas, intervenções voltadas para a diminuição do volume do estômago, para o emagrecimento emergencial e para a reorganização do organismo do paciente.

Hérnias

Quando falamos sobre hérnias, é natural que as pessoas façam associação às hérnias de disco.

Quando falamos sobre cirurgia geral, no entanto, é mais provável que estejamos nos referindo às hérnias umbilical, ingual ou incisional (de cirurgias anteriores).

As hérnias em questão acometem a parede abdominal e são curadas apenas com cirurgia especializada.

Refluxo gastroesofágico

Chamamos de refluxo gastroesofágico o retorno repetitivo, indesejado e involuntário do conteúdo do estômago, assim como de seus ácidos, para a região do esôfago.

O transtorno, além de causar dores significativas, vômitos, inflamações, dificuldade de alimentação, erosão dentária, aftas e similares, pode precipitar o surgimento de doenças mais perigosas.

Quando a utilização de medicamentos, alteração na dieta e modificações nos hábitos posturais e/ou cotidianos não surtem os efeitos desejados, o paciente pode ser submetido à cirurgias feitas por videolaparoscopia – procedimento que, além de oferecer boa recuperação, tende a deixar menos cicatrizes.

Pedra na vesícula

Cálculos biliares promovem dores intensas na região da barriga (em especial do lado direito), além de perda de apetite, fraqueza, fadiga, diarreia e amarelamento dos olhos e da pele.

Quando estão em grande quantidade ou não reagem aos medicamentos escolhidos pelo médico, a cirurgia para retirada da vesícula biliar deve ser cogitada.

Assim como a cirurgia para correção do refluxo gastroesofágico, a colecistectomia também pode ser feita por videolaparoscopia. Através deste método, o paciente consegue retornar às atividades normais em aproximadamente duas semanas.

Doenças do cólon

Determinadas enfermidades na região do cólon, que está localizado ao final do sistema digestivo, podem solicitar o trabalho de um cirurgião geral.

A colectomia, nome do procedimento cirúrgico que remove a totalidade ou partes do cólon, é mais comum em indivíduos com a Doença de Crohn, com quadros de câncer, diverticulite ou retocolite ulcerativa.

Os tratamentos auxiliares, assim como a extensão da cirurgia, variam de acordo com o caso em questão.

Quer saber mais sobre a atuação do cirurgião geral? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe